Mostrar registro simples

dc.contributor.authorDaudt, Sônia Isabel Dondonispt_BR
dc.contributor.authorBehar, Patrícia Alejandrapt_BR
dc.date.accessioned2014-10-09T02:13:29Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn0101-465Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/104341pt_BR
dc.description.abstractEste artigo traz considerações a respeito dos aspectos envolvidos na gestão de cursos de graduação a distância. Apresenta um estudo bibliográfico que mostra características e fatores envolvidos na gestão de cursos a distância em universidades brasileiras e o fenômeno da evasão, neste contexto. As formas de acesso e permanência dos alunos em cursos desta modalidade têm-se mostrado um grande desafio para os pesquisadores e gestores das Instituições de Ensino Superior (IES). O artigo discute dimensões importantes a considerar na gestão dos cursos, quando se busca enfrentar a evasão universitária em cursos on-line, um dos fenômenos que mais atinge, preocupa e desafia essa modalidade de ensino. Conclui pela relevância da comunicação afetiva entre estudantes, professores e tutores.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents considerations about the aspects which comprehend the management of distance undergraduation. It presents a bibliographic study that shows characteristics and factors considered in the management of distance learning courses in Brazilian universities and the evasion (dropout) phenomenon in this context. Retention of students and ways of accessing this studying modality have been a great challenge for researchers and managers of Higher Education Institutions (HEIs). The article discusses important dimensions to be considered in the management of courses, aiming to face evasion in undergraduate online courses, one of the phenomena that most affects, concerns and challenges this teaching modality. It concludes with the importance of affective communication between students, teachers and tutors.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação (Porto Alegre). Porto Alegre, RS. Vol. 36, n.3 (set./dez. 2013), p. 412-421pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectDistance educationen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectUniversity managementen
dc.subjectUniversity Evasionen
dc.titleA gestão de cursos de graduação a distância e o fenômeno da evasãopt_BR
dc.title.alternativeManagement distance education courses and phenomenon of dropout en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000938657pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples