Show simple item record

dc.contributor.authorDalmoro, Marlonpt_BR
dc.contributor.authorPeñaloza, Lisapt_BR
dc.contributor.authorNique, Walter Meuccipt_BR
dc.date.accessioned2014-10-01T02:11:29Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn2177-5184pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/104039pt_BR
dc.description.abstractNum panorama geral, observa-se que os estudos das formas de resistência do consumidor têm passado por diferentes definições. Desta forma, este ensaio teórico teve como objetivo analisar os diferentes estágios do entendimento de resistência nos estudos do consumo, e elaborar um esquema analítico, de caráter evolutivo. Com base em uma ampla revisão teórica, os estudos acerca da resistência do consumidor foram agrupados em cinco estágios de caráter evolutivo: pré-estágio - suporte dos clássicos, resistência iluminada, resistência contestada, tentativas de resistência e agentes de resistência. O estágio atual no entendimento da resistência do consumidor não busca ações de resistência fora do mercado, pois o mercado seria o campo de batalha onde esta resistência ocorre, envolvendo agentes que assumem diferentes papéis, num processo de assimilação e resistência ao longo do tempo. Contrapondo os diferentes estágios com as publicações brasileiras do tema, observou-se que os poucos estudos não estão alinhados com a evolução do conceito internacionalmente. De maneira complementar, sugestões de estudos são proporcionadas no final deste ensaio. Nesta linha, propõe-se que a análise da resistência do consumidor passa pela busca da compreensão de como as pessoas se posicionam como agentes dentro do mercado.pt_BR
dc.description.abstractIn an overview, it is observed that consumer resistance studies have gone through different stages of conceptual understanding. Thus, this theoretical essay aims to analyze the different stages of the resistance notion in consumption studies, and to develop an analytical framework with a historical evolution representation. Based on extensive literature review, consumer resistance studies were grouped into five evolutionary stages: pre-stage - support of the classics, resistance illuminated, resistance challenged, resistance attempts and resistance agents. The current stage of comprehension about consumer resistance is not limited to market escape endeavor. Market would be the battlefield where resistance occurs, involving agents who assumes different roles in a process of assimilation and resistance over time. Contrasting the different stages with Brazilian publications, it was found a limited number of studies unrelated with the international concept evolution. In this line, it is proposed that the consumer resistance analysis involves the understanding how people are positioned as agents within the market. In a complementary way, suggestions for further study are provided at the end of this essay.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de marketing [recurso eletrônico]. São Paulo. Vol. 13, n. 1 (jan./mar. 2014), p. 119-132pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConsumer resistanceen
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.subjectConsumidorpt_BR
dc.subjectConsumer cultureen
dc.subjectConcept evolutionen
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.titleResistência do consumidor : diferentes estágios teóricos de um mesmo conceitopt_BR
dc.title.alternativeConsumer resistance : different theoretical stages of the same concepten
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000922371pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record