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dc.contributor.advisorSchmidt, Paulopt_BR
dc.contributor.authorSouza, Marcone Hahan dept_BR
dc.date.accessioned2014-09-30T02:12:56Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/103953pt_BR
dc.description.abstractAo considerar que as empresas de serviços contábeis não prestam somente serviços na área contábil, mas também nas áreas societária, trabalhista e tributária, dentre outras; que clientes de portes semelhantes geram serviços com dificuldades de elaboração diferenciada em razão da forma de tributação, da atividade exercida e de questões de organização interna de cada empresa, entre outros fatores; que muitos dos escritórios contábeis cresceram e hoje são considerados empresas de serviços contábeis e constituem um segmento de grande importância no cenário empresarial brasileiro, faz-se necessário estudos quanto aos custos dos serviços prestados, a fixação do preço de venda destes serviços e a análise da lucratividade de cada cliente. O presente estudo, que tem como objetivo de propor um modelo de mensuração de custos mensais para as empresas de serviços contábeis, com o intuito de viabilizar a análise da lucratividade de cada um de seus clientes. O trabalho parte de uma abordagem administrativa, com enfoque gerencial da empresa de serviços contábeis, identifica custos e despesas, utiliza-se de conceitos de diversos métodos de custeio para direcionar os custos a cada departamento da empresa de serviços contábeis e, consequentemente, a cada cliente usuário dos serviços. Identifica, portanto, os custos, compara com os preços de venda praticados, e analisa, individualmente, a lucratividade de cada cliente da empresa de serviços contábeis.pt_BR
dc.description.abstractConsidering that accounting services companies do not only provide services in accounting, but also in corporation, labor and taxation, and other fields, considering that clients of similar sizes generate services with special development difficulties due to the way they are taxed, the type of business being carried out, and matters of each company’s internal structure, among other factors, considering that many accounting firms grew and today are considered financial services companies which constitute a segment of great importance in the Brazilian business scenario, studies on the costs of services provided to each client are made necessary as well as fixing the selling price of services and profitability analysis of each client. The present study aims to propose a measurement model of monthly costs for businesses providing accounting services, it intends to facilitate the analysis of the profitability of each client. It comes from an administrative perspective, with a managerial focus on accounting services companies, it identifies costs and expenses and uses the concepts of various defrayment methods to direct the costs to each department of the accounting services company and therefore to each client user of the services. Therefore it identifies the costs, compares them with the sales prices, and analyzes individually the profitability of each client of the accounting services company.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectServiços contábeispt_BR
dc.subjectCostsen
dc.subjectContabilidade de custospt_BR
dc.subjectFinancial services companiesen
dc.subjectCustomer profitabilityen
dc.subjectLucropt_BR
dc.titleA lucratividade dos clientes das empresas de serviços contábeis : um estudo de caso da M&M Assessoria Contábilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000921634pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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