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dc.contributor.advisorGruszynski, Ana Claudiapt_BR
dc.contributor.authorLemos, Gretapt_BR
dc.date.accessioned2014-09-27T02:16:07Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/103911pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa tem como objetivo geral verificar como as revistas brasilei-ras Superinteressante, piauí, Nova Escola, Info Exame e Você S/A retratam os livros digi-tais, tendo em vista aspectos característicos dos e-books e valores do campo jornalístico. Os títulos selecionados compreendem cinco segmentos temáticos ligados ao universo do livro digital e são as publicações mensais com maior circulação no país em 2013. Os pro-cedimentos metodológicos adotados abrangeram as pesquisas bibliográfica e documental, bem com a análise de conteúdo. Através da leitura das 58 revistas que compuseram o corpus da pesquisa (a totalidade das publicações dos títulos em 2013), encontramos 34 textos que forneciam informações sobre os livros digitais. Após a análise quantitativa e qualitativa dos textos, apontamos os principais resultados: 1) É restrita a participação das revistas segmentadas na divulgação de informações a respeito dos livros digitais. 2) As revistas não estão preocupadas em educar/formar o leitor para a apropriação do livro digital. 3) O assunto livro digital não é merecedor de destaque nas revistas onde aparece. 4) Os textos apontam a reconfiguração dos papéis dos atores da cadeia do livro.pt_BR
dc.description.abstractThe research has as a main purpose to verify how Brazilian magazines as Superinter-essante, piauí, Nova Escola, Info Exame e Você S/A describe e-books, considering its char-acteristic features and its values on the journalistic field. The methodological procedures used were bibliographic and documentary research as well as content analysis. We re-viewed 58 magazines that constitute the research corpus (the entire publications of 2013) and found 34 texts that contained information about e-books. After a quantitative and qual-itative analysis of these texts we point out five main results: 1) The targeted magazines influence on the release of information about e-books is restricted; 2) The magazines have no interest in educating/encouraging the reader on how to acquire an e-book; 3) The sub-ject “e-book” is not worthy of a highlighted piece in the journal where it’s exposed; 4) The texts underline a reconfiguration of the actor’s role in the book chain.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLivro eletrônicopt_BR
dc.subjectJournalismen
dc.subjectMagazineen
dc.subjectRevistas : Brasilpt_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectDigital booken
dc.subjectE-booken
dc.subjectElectronic booken
dc.titleLivros digitais em pauta : análise da cobertura jornalística das revistas Superinteressante, Piauí, Nova Escola, Info Exame e Você S/Apt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000936876pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Informaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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