Quantificação e influência da incrustação do erodente à base de alumina em ensaios de desgaste erosivo de um revestimento FeCr aspergido por arco elétrico
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2014Author
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Quantificação e influência da incrustação do erodente à base de alumina em ensaios de desgaste erosivo de um revestimento ferro cromo aspergido por arco elétrico
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Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho desenvolveu um método de quantificação relativa da incrustação de partículas erodentes e investigou a influência desta na taxa de erosão em um revestimento metálico à base de FeCr, aspergido por arco elétrico, em ensaios de desgaste erosivo, tanto à alta (50 m.s-1) quanto à baixa velocidade (25 m.s-1) e com ângulo de incidência entre o erodente e a superfície de 30° e 90°. Como erodente, utilizou-se alumina eletrofundida com faces anguladas e irregulares. O revestimento dos corpos ...
Este trabalho desenvolveu um método de quantificação relativa da incrustação de partículas erodentes e investigou a influência desta na taxa de erosão em um revestimento metálico à base de FeCr, aspergido por arco elétrico, em ensaios de desgaste erosivo, tanto à alta (50 m.s-1) quanto à baixa velocidade (25 m.s-1) e com ângulo de incidência entre o erodente e a superfície de 30° e 90°. Como erodente, utilizou-se alumina eletrofundida com faces anguladas e irregulares. O revestimento dos corpos-deprova foi caracterizado quanto à morfologia por microscopia eletrônica de varredura (MEV), porosidade, massa específica, espessura da camada depositada, taxa de erosão e mapeamento de elementos por espectrometria de energia dispersiva (EDS). Os erodentes foram caracterizados quanto a sua morfologia (MEV) e distribuição granulométrica. Os resultados mostraram que os ensaios realizados com ângulo de incidência de 30° e baixa velocidade foram os que apresentaram a maior taxa de erosão, ao passo que os ensaios a 90° e 25 m.s-1 foram os que obtiveram maior incrustação relativa. Foi investigado então o que esta influenciaria nos mecanismos de erosão nas diferentes condições de ensaio. Já a distribuição granulométrica dos erodentes após ensaio de erosão apresentou uma diminuição em relação aos valores de antes do ensaio, com um maior decréscimo para alta velocidade e alto ângulo. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia de Materiais.
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