Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTortorella, Guilherme Luzpt_BR
dc.contributor.advisorRodrigues, Cláudia Medianeira Cruzpt_BR
dc.contributor.authorEscobar, Laurence Vieirapt_BR
dc.date.accessioned2014-09-24T02:13:05Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/103746pt_BR
dc.description.abstractA utilização do conceito de ISG (índice de satisfação geral) é uma ótima maneira para se mensurar o clima organizacional. No entanto, o conceito tradicional utiliza-se de uma abordagem de cálculo imprecisa. Visando uma atualização desse conceito, o presente trabalho propõe uma metodologia atualizada de obter esse índice através de uma abordagem matemática mais adequada e apoiada em alguns conceitos da álgebra linear. Para tal, foi conduzida uma pesquisa de clima organizacional em uma agência bancária com o intuito de exemplificar a aplicação desse método. Foram detalhadas cada uma das etapas da aplicação, bem como os resultados intermediários obtidos. Entre seus principais benefícios, destacam-se: o aumento da precisão na obtenção do ISG; a possibilidade de comparação com um índice mínimo requerido, visando a tomada de decisão; além da possibilidade de identificação da ordem de priorização das dimensões do clima organizacional que apresentam maior necessidade de melhorias.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia de produçãopt_BR
dc.titleÍndice de satisfação geral (ISG) aplicado a pesquisas de clima organizacional : uma nova abordagem voltada a instituições bancáriaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000937335pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples