A influência dos recursos e das competências na inovação : um estudo de múltiplos casos na indústria eletroeletrônica gaúcha
Fecha
2007Autor
Tutor
Nivel académico
Maestría
Tipo
Materia
Resumo
Este trabalho tem como propósito principal investigar a influência dos recursos e competências no seu processo de inovação das empresas. Para tanto, desenvolveu-se um estudo de múltiplos casos da indústria eletroeletrônica gaúcha, abrangendo 3 (três) empresas de diferentes segmentos de mercado: a Elétrica, que atua no segmento de automação predial; a Conexão, em telecomunicações; e a Plataforma, empresa de automação industrial. O trabalho desenvolveu um esquema teórico-analítico sobre a inovaçã ...
Este trabalho tem como propósito principal investigar a influência dos recursos e competências no seu processo de inovação das empresas. Para tanto, desenvolveu-se um estudo de múltiplos casos da indústria eletroeletrônica gaúcha, abrangendo 3 (três) empresas de diferentes segmentos de mercado: a Elétrica, que atua no segmento de automação predial; a Conexão, em telecomunicações; e a Plataforma, empresa de automação industrial. O trabalho desenvolveu um esquema teórico-analítico sobre a inovação nas empresas, com base na perspectiva da Visão Baseada em Recursos. A fim de identificar a articulação entre recursos, competências e inovação nas empresas, procedeu-se 2 (dois) tipos de análise. O trabalho analisou a capacidade de inovação das empresas e, posteriormente, um projeto específico desenvolvido pelas empresas. Verificou-se que os recursos humanos e organizacionais apresentam maior influência na formação das competências para inovar, e consequentemente, na capacidade de inovação. O estudo identificou no conjunto de competências para inovar 2 (dois) sub-grupos: as competências estruturais e as específicas. Entre as competências específicas, destacou-se a cooperação, relacionada à complexidade do projeto e, financiamento, relacionada ao risco. Por fim, o trabalho apresentou uma proposta de avaliação qualitativa da inovação na geração de vantagem competitiva para as empresas. ...
Abstract
This work's main purpose is to investigate the influence of the resources and competences regarding the innovation of the enterprises. For this aim, studies of multiple cases in the electro-electronics industry of the state of Rio Grande do Sul have been developed. The scope of the work has taken 3 (three) enterprises of different branches of market: the Electric enterprise which works in the real-estate automation segment; the Connection enterprise, in telecommunications; and the Platform, ind ...
This work's main purpose is to investigate the influence of the resources and competences regarding the innovation of the enterprises. For this aim, studies of multiple cases in the electro-electronics industry of the state of Rio Grande do Sul have been developed. The scope of the work has taken 3 (three) enterprises of different branches of market: the Electric enterprise which works in the real-estate automation segment; the Connection enterprise, in telecommunications; and the Platform, industrial automation enterprise. The work has developed a theoreticalanalytic model about the innovation in the enterprises based on the perspective of the Resources-Based View. In order to identify the relation among different resources, competences and innovation in the enterprises, 2 (two) levels of analysis in the selected cases were followed. Initially, the work has analyzed the innovation in the enterprise and, following to that, it has focused in an innovation project developed by the enterprise in the last 3 (three) years. It has been verified that the resources humans and organizational has showed higher influence in the formation of competences to innovate and, consequently, in the innovation itself. Among the used competences in specific projects to innovate, it is highlighted the need of a stronger cooperation with the growth of complexity of the project and, the utilization of financing in higher risk projects. In sum, the work shows a proposition of the evaluation of innovation based on the characteristics: valuable, rare, of difficult imitation and without equivalent substitute in the market. From this evaluation, it was possible to conclude the importance of the innovations analyzed in the generation of competitive advantages to the enterprises. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Colecciones
-
Ciencias Sociales Aplicadas (6097)Administración (1959)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License