Marcas humanas : uma análise da comunicação do Pontofrio no Twitter
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Data
2014Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho teve como tema a estratégia de comunicação da marca Pontofrio no Twitter sob a perspectiva do conceito de marcas que adotam posturas mais humanas. O objetivo do trabalho foi entender de que forma o Pontofrio se posiciona comunicativamente através do personagem-intelocutor Pinguim no Twitter e como seus consumidores se relacionam com a marca. Em um primeiro momento, através de pesquisa bibliográfica, foram apresentados conceitos de marca, brand equity e marcas humanas; em seg ...
O presente trabalho teve como tema a estratégia de comunicação da marca Pontofrio no Twitter sob a perspectiva do conceito de marcas que adotam posturas mais humanas. O objetivo do trabalho foi entender de que forma o Pontofrio se posiciona comunicativamente através do personagem-intelocutor Pinguim no Twitter e como seus consumidores se relacionam com a marca. Em um primeiro momento, através de pesquisa bibliográfica, foram apresentados conceitos de marca, brand equity e marcas humanas; em seguida, discutimos o contexto das redes sociais na Internet, onde estudamos seus elementos, as conversações e especificidades do Twitter. Na etapa empírica, partimos para uma pesquisa exploratória, quanti-qualitativa e documental onde analisamos postagens do Pontofrio durante uma semana a fim de estudar aspectos da comunicação da marca no Twitter. Como resultados vimos que a comunicação humanizada é possível e positiva, principalmente pela construção sólida do personagem Pinguim, que possui uma postura próxima, linguagem própria e coloquial e que estimula conversações que geram vínculo emocional com a marca. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1829)
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