Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRodrigues, André Iriburept_BR
dc.contributor.authorZatz, Fernandopt_BR
dc.date.accessioned2014-09-19T02:14:51Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/103474pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia se apropria dos debates acerca da inter-relação entre as áreas científicas da Educação e da Comunicação para que fundamentem a investigação sobre a diversidade das relações comunicacionais do ensino médio contemporâneo. Para contextualizar esta etapa do ensino, foram investigadas as novas formas de se relacionar com o conhecimento a partir da Cibercultura sob a perspectiva da Geração Z, que representa o atual corpo discente. Além da investigação teórica, este trabalho faz um estudo de caso do Colégio Israelita Brasileiro para reconhecer, organizar e analisar um Ecossistema Comunicativo de forma empírica. Por fim, através da confrontação da abordagem prática com a fundamentação teórica, o trabalho se propõe à generalização dos questionamentos ao identificar os principais desafios para os processos de ensino-aprendizagem escolares e aponta alternativas fundadas no diálogo e nos atributos da Geração Z, das quais se destacam: a importância dos espaços transdisciplinares; o estímulo à docência orientadora e a inclusão das tecnologias de forma estratégica.pt_BR
dc.description.abstractThis study uses the theoretical debate about the interrelation between the academic fields of Education and Communication as its foundation to research the diversity of communicative relations on contemporary high school. In order to contextualize said schooling level, the new manners of relating towards knowledge are investigated, basing ourselves on Cyberculture from the perspective of the Z Generation, which represents the present student body. Besides the theoretical investigation, a case study is presented in order to recognize, organize and analyze empirically the Communicative Ecosystem. Lastly, through the confrontation between practical approach and theoretical research, this work addresses a wider perspective of questionings by identifying the main challenges for a school’s teaching-learning processes and points out alternatives based on dialogue and the Z Generation's characteristics, mainly about the importance of transdisciplinar spaces, of stimulating teaching as guidance and of strategic implementation of technologies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeração Zpt_BR
dc.subjectDialogueen
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectEducommunicationen
dc.subjectZ generationen
dc.subjectCommunicative ecosystemen
dc.titleEcossistema comunicativo no ensino médio contemporâneo : estudo de caso sobre o diálogo e a Geração Z no Colégio Israelita Brasileiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000933966pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples