Jud süss : estetização da política antissemita na Alemanha nazista
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Data
2014Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho abordou a apropriação do cinema para estetização da política na Alemanha durante o Terceiro Reich, utilizando para tanto o conceito de estetização da política, de Walter Benjamin. Pretendeu-se identificar de que forma o Ministério da Propaganda Alemã fez uso dos recursos cinematográficos para propagar o ideal antissemita do regime nazista. Como objeto de estudo, adota-se o filme Jud Süss, de 1940, dirigido por Veit Harlan. Através da observação do filme foi possível conhecer carac ...
Este trabalho abordou a apropriação do cinema para estetização da política na Alemanha durante o Terceiro Reich, utilizando para tanto o conceito de estetização da política, de Walter Benjamin. Pretendeu-se identificar de que forma o Ministério da Propaganda Alemã fez uso dos recursos cinematográficos para propagar o ideal antissemita do regime nazista. Como objeto de estudo, adota-se o filme Jud Süss, de 1940, dirigido por Veit Harlan. Através da observação do filme foi possível conhecer características de estetização da política em 4 eixos de análise: a descrição dos judeus, a sexualidade desviante, o desejo pela mistura e a segregação como única solução possível para o povo judeu. Todos eles se coadunaram com o projeto político do estado nazista naquele momento histórico específico, qual seja, a preparação para o início do Holocausto. ...
Abstract
This paper aimed to address the issue of ownership of the cinema to aestheticization of politics – according to the concept of aesthetics of Walter Benjamin addressed policy in the 1930s – in the context of Germany during the Third Reich. It was intended to identify how the German Ministry of Propaganda made use of film resources to propagate the ideal of anti-Semitic Nazi regime. To this end, this monograph has as its object of study the film Jud Süss, 1940, directed by Veit Harlan. Through ob ...
This paper aimed to address the issue of ownership of the cinema to aestheticization of politics – according to the concept of aesthetics of Walter Benjamin addressed policy in the 1930s – in the context of Germany during the Third Reich. It was intended to identify how the German Ministry of Propaganda made use of film resources to propagate the ideal of anti-Semitic Nazi regime. To this end, this monograph has as its object of study the film Jud Süss, 1940, directed by Veit Harlan. Through observation of the film, it was possible to recognize features of aestheticization of politics in four angles: the description of the Jews, the deviant sexuality, desire by mixing breeds and segregation as the only possible solution. All these criteria were consistent with the political project of the Nazi state in that particular historical moment: the preparation for the start of the Holocaust. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Coleções
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TCC Comunicação Social (1830)
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