Concepções de docentes sobre a medicalização da não aprendizagem
dc.contributor.advisor | Marques, Tânia Beatriz Iwaszko | pt_BR |
dc.contributor.author | Piano, Francielem Boeira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-09-17T02:12:08Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/103343 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho teve origem a partir de indagações sobre a visão que o professor tem em relação ao aluno que não atinge a aprendizagem esperada na série em que está estudando e como percebe a influência da medicalização nesse processo. Ancorado no campo da psicologia, tendo como principais autores Sara Paín e Jean-Marie Dolle, tem como objetivo compreender e registrar como docentes pensam e com base em que princípios pedagógicos e psicológicos avaliam seus alunos perante as dificuldades apresentadas. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas gravadas, realizadas com três professoras de diferentes idades e tempos de profissão, que atuam na rede de ensino estadual, municipal e particular de Nova Prata/RS. As análises mostram que há diferentes olhares dessas professoras sobre a medicalização. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Saúde | pt_BR |
dc.subject | Medicamentos | pt_BR |
dc.title | Concepções de docentes sobre a medicalização da não aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000936706 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1361)