A gestão na educação inclusiva : estudo de caso da rede municipal de ensino de Porto Alegre
Visualizar/abrir
Data
2014Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A inclusão na escola torna-se a cada dia uma realidade palpável abrangendo a sala de aula, o atendimento educacional especializado, a sala de recursos, a formação de professores, entre outros aspectos relacionados com a inclusão. Porém, há um setor que é central no funcionamento e na articulação da política pública e sua execução: o gestor. A gestão é o elo que executa, implementa e adéqua a escola às políticas públicas de esferas federal, estadual e/ou municipal. Neste contexto, o presente est ...
A inclusão na escola torna-se a cada dia uma realidade palpável abrangendo a sala de aula, o atendimento educacional especializado, a sala de recursos, a formação de professores, entre outros aspectos relacionados com a inclusão. Porém, há um setor que é central no funcionamento e na articulação da política pública e sua execução: o gestor. A gestão é o elo que executa, implementa e adéqua a escola às políticas públicas de esferas federal, estadual e/ou municipal. Neste contexto, o presente estudo problematiza a gestão na Rede Municipal de Ensino (RME) de Porto Alegre, na perspectiva inclusiva a partir da visão dos gestores de três escolas. O objetivo foi compreender que políticas de inclusão vêm marcando, o espaço escolar e como os gestores se articulam e enfrentam esses desafios. Para compreender a complexidade dessa gestão discuto a dualidade inclusão-exclusão pela óptica educacional no intuito de pensar sobre as mudanças na política educacional em contexto nacional, e dinamizo, em alguma medida, como contribuíram para a construção de uma gestão democrática e participativa. Metodologicamente, utilizei o estudo de caso, com entrevistas semi-estruturadas da equipe diretiva das escolas selecionadas, complementadas com documentos oficiais disponíveis. A análise permitiu lançar um olhar sobre o “ser gestor” num processo inclusivo, as singularidades de cada gestão no direcionamento das práticas inclusivas e as potências de uma rede que se constrói como inclusiva. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License