A gestão na educação inclusiva : estudo de caso da rede municipal de ensino de Porto Alegre
dc.contributor.advisor | Passerino, Liliana Maria | pt_BR |
dc.contributor.author | Kisielevski, Kely Adriana | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-09-17T02:11:56Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/103332 | pt_BR |
dc.description.abstract | A inclusão na escola torna-se a cada dia uma realidade palpável abrangendo a sala de aula, o atendimento educacional especializado, a sala de recursos, a formação de professores, entre outros aspectos relacionados com a inclusão. Porém, há um setor que é central no funcionamento e na articulação da política pública e sua execução: o gestor. A gestão é o elo que executa, implementa e adéqua a escola às políticas públicas de esferas federal, estadual e/ou municipal. Neste contexto, o presente estudo problematiza a gestão na Rede Municipal de Ensino (RME) de Porto Alegre, na perspectiva inclusiva a partir da visão dos gestores de três escolas. O objetivo foi compreender que políticas de inclusão vêm marcando, o espaço escolar e como os gestores se articulam e enfrentam esses desafios. Para compreender a complexidade dessa gestão discuto a dualidade inclusão-exclusão pela óptica educacional no intuito de pensar sobre as mudanças na política educacional em contexto nacional, e dinamizo, em alguma medida, como contribuíram para a construção de uma gestão democrática e participativa. Metodologicamente, utilizei o estudo de caso, com entrevistas semi-estruturadas da equipe diretiva das escolas selecionadas, complementadas com documentos oficiais disponíveis. A análise permitiu lançar um olhar sobre o “ser gestor” num processo inclusivo, as singularidades de cada gestão no direcionamento das práticas inclusivas e as potências de uma rede que se constrói como inclusiva. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Gestão | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | A gestão na educação inclusiva : estudo de caso da rede municipal de ensino de Porto Alegre | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000936769 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License