"Eu tenho que ter parâmetro, não posso ficar no achômetro" : a avaliação da alfabetização no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
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Data
2014Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Esta pesquisa tem como tema a avaliação no processo de alfabetização e está ancorada em estudos da área da alfabetização e avaliação. Seu objetivo é analisar práticas de avaliação da alfabetização em turmas de 2º ano de uma escola municipal no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A investigação caracteriza-se como de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso e utilizou-se, para a produção de dados, de entrevistas com professoras de uma escola municipal de Por ...
Esta pesquisa tem como tema a avaliação no processo de alfabetização e está ancorada em estudos da área da alfabetização e avaliação. Seu objetivo é analisar práticas de avaliação da alfabetização em turmas de 2º ano de uma escola municipal no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A investigação caracteriza-se como de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso e utilizou-se, para a produção de dados, de entrevistas com professoras de uma escola municipal de Porto Alegre/RS. A análise documental foi utilizada como metodologia para examinar os materiais apresentados pelas docentes em articulação com os documentos constantes nos cadernos de formação do PNAIC. Como resultados, destaca-se a avaliação utilizada pelas docentes como diagnóstica – focalizando principalmente o reconhecimento das letras do alfabeto, a escrita e a leitura de palavras – e servindo para (re)organizar o planejamento didático. A avaliação de acordo com pressupostos psicogenéticos, a partir de “testagens” individualizadas, também se evidenciou. Além disso, registros de acompanhamento de aprendizagens são utilizados pelas professoras para documentar avanços e supostas dificuldades dos alunos, servindo também como comprovação do desempenho escolar para coordenação pedagógica e pais. Tendo em vista as análises empreendidas, destaca-se que as docentes narram suas práticas avaliativas como semelhantes às propostas pelo PNAIC; contudo, a partir do exame dos materiais por elas apresentados, percebem-se distanciamentos significativos em relação às orientações do Programa. Tal distância parece se subsidiar nas diferenças entre o currículo escolar destinado ao 2º ano no PNAIC e o praticado nas turmas das professoras entrevistadas. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1360)
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