"Queriam conhecer novas tribos, em busca de comida eles encontraram o Brasil” : o ensino da história da África e dos afrodescendentes nos anos iniciais do ensino fundamental
Fecha
2014Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Este trabalho tem como objetivos realizar uma reflexão sobre as representações que os estudantes fazem sobre o tema da história da África e dos afrodescendentes. Além do mais, pretende-se realizar uma análise sobre as possibilidades do ensino da história da África e dos Afrodescendentes. A partir das experiências ocorridas no estágio de docência, numa turma do 4º Ano, do Ensino Fundamental, de uma escola pública federal de Porto Alegre, o estudo ficou acerca das possibilidades de se ensinar a h ...
Este trabalho tem como objetivos realizar uma reflexão sobre as representações que os estudantes fazem sobre o tema da história da África e dos afrodescendentes. Além do mais, pretende-se realizar uma análise sobre as possibilidades do ensino da história da África e dos Afrodescendentes. A partir das experiências ocorridas no estágio de docência, numa turma do 4º Ano, do Ensino Fundamental, de uma escola pública federal de Porto Alegre, o estudo ficou acerca das possibilidades de se ensinar a história da África e dos Afrodescendentes nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, fora realizado um breve levantamento histórico sobre o ensino de história no Brasil, tendo ele, a sua intencionalidade modificada de acordo com o período histórico em que estava inserido (MATHIAS, 2011) e sobre a importância de ensinar a África em sua totalidade, tentando nos aproximar ao máximo das perspectivas que os Africanos imprimiram na sua própria história (LIMA, 2012). O trabalha se baseia principalmente no conceito de Representação, a partir dos estudos de Roger Chartier. Para o autor as representações dizem respeito aos modos de ver e de construir leituras sobre o mundo que as sociedades constroem, limitados pelo momento histórico no qual vivem. A partir dos estudos realizados, notou-se a importância de aprender a história do local onde se vive, pois ela é fundamental para o conhecimento e a construção da própria identidade. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37364)Tesinas Pedagogía (1400)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License