O jornal como fonte de conhecimento : uma prética significativa em uma turma de joves e adultos
View/ Open
Date
2014Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo investigar algumas das aprendizagens possíveis a alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir de um projeto de trabalho envolvendo o jornal como fonte de conhecimento. A problemática da pesquisa surgiu da experiência da autora em sua prática de estágio do curso de Pedagogia, realizado em uma escola municipal de Porto Alegre. A metodologia de pesquisa é de abordagem qualitativa, embasada em Minayo (1994), e centrou-se na ...
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo investigar algumas das aprendizagens possíveis a alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir de um projeto de trabalho envolvendo o jornal como fonte de conhecimento. A problemática da pesquisa surgiu da experiência da autora em sua prática de estágio do curso de Pedagogia, realizado em uma escola municipal de Porto Alegre. A metodologia de pesquisa é de abordagem qualitativa, embasada em Minayo (1994), e centrou-se na análise do Diário de Classe e relatório final, produzidos durante o estágio. A análise dos dados contidos nesses documentos foi dividida em três categorias: jornal como material reflexivo e questionador, fundamentado nos estudos de Faria (2003) sobre a relevância deste material em sala de aula; a aprendizagem e o caminho para entendê-la, analisada a partir dos estudos de Moura (1999) e Ferreiro (2001) sobre a formação dos conceitos; e o letramento e a reflexão crítica da realidade, através dos estudos de Kleiman (2012), Tfouni (1995) e Street (2010) discutindo o letramento e Freire (2006) trazendo a leitura de mundo. As análises realizadas apontam que o jornal foi um instrumento significativo para as aprendizagens em todas as áreas de conhecimento dos alunos, ainda desenvolvendo as habilidades e competências em relação à oralidade, escrita e leitura crítica da realidade, visto que este material faz parte do cotidiano, agregando valor social e cultural aos que dele se utilizam. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License