Mostrar el registro sencillo del ítem
O "lápis cor-de-pele" : a construção de identidades raciais nas práticas escolares
dc.contributor.advisor | Kaercher, Gládis Elise Pereira da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Boucinha, Camila Oliveira Alves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-09-12T02:10:33Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/102976 | pt_BR |
dc.description.abstract | No presente Trabalho de Conclusão de Curso tenho como objetivo analisar o processo pelo qual as crianças constroem o conceito de identidade racial partindo da perspectiva dos Estudos Culturais em Educação. Para tanto, discuto como as relações raciais são vivenciadas na escola e como elas se articulam com as identidades culturais produzidas na sociedade globalizada. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, utilizando-se a técnica de grupo focal para a produção de dados para análise. Desse modo, foram selecionados 08 alunos do 1º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual da cidade de Porto Alegre e foram elaboradas duas oficinas de trabalho para que se tornasse possível a sensibilização dos participantes acerca da temática, e uma apreciação de suas produções orais e gráficas. A primeira oficina consistiu em uma contação de história e posterior produção gráfica com proposta definida e a segunda tratou-se da produção de um autorretrato e posterior momento de discussão em grupo. As análises apontam que a identidade racial das crianças se constrói através das práticas escolares e não-escolares e que, em ambas, o papel das representações culturais, em especial da mídia impressa e dos livros literários, é destacado, contribuindo para a construção da inferiorização do negro e dos mestiços. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Diferença | pt_BR |
dc.subject | Raça | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | O "lápis cor-de-pele" : a construção de identidades raciais nas práticas escolares | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000935787 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

-
Tesinas de Curso de Grado (38588)Tesinas Pedagogía (1441)