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dc.contributor.advisorPiccoli, Lucianapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Aline Moreira dospt_BR
dc.date.accessioned2014-09-12T02:10:33Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/102975pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa tem como foco de estudo propostas de alfabetização implementadas no período de estágio curricular do 7º semestre do Curso de Pedagogia da UFRGS. O objetivo do estudo é analisar propostas de alfabetização diferenciadas e ajustadas à heterogeneidade das aprendizagens de leitura e escrita presentes em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental, bem como a utilização de jogos de alfabetização como metodologias para promover o avanço de todos os alunos. Esta pesquisa é de cunho qualitativo do tipo estudo de caso em que recorro à análise documental para examinar meu diário de classe – no qual estão contidos os planejamentos, materiais e relatos referentes às propostas de alfabetização diferenciadas –, bem como para analisar cinco jogos de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) também utilizados na prática docente. Como referencial teórico, apoio-me em estudos na área da alfabetização sobre prática pedagógica, heterogeneidade de aprendizagem e consciência fonológica. As propostas selecionadas foram agrupadas conforme seu foco linguístico, resultando em quatro eixos. O primeiro refere-se à consciência silábica cujas atividades abarcaram as seguintes habilidades: segmentar palavras oralmente, comparar palavras quanto ao tamanho, identificar semelhanças sonoras entre partes de palavras, produzir palavras que iniciam com a mesma sílaba. O segundo eixo é o de consciência de rimas e aliterações cujas atividades englobaram comparações de palavras quanto à semelhança sonora no início ou no final da palavra. O terceiro eixo trata da consciência fonêmica que envolveu identificar o som inicial de palavras e comparar palavras que possuem unidades sonoras semelhantes. Por fim, o último eixo abordou a consciência sintática a partir de propostas sobre a organização da estrutura interna do texto e a segmentação entre palavras. As análises apontaram que as atividades de alfabetização diferenciadas produziram resultados positivos nas aprendizagens dos alunos e evidenciaram indícios no avanço do conhecimento, sobretudo das crianças em etapas iniciais de leitura e escrita.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.title“Me pergunta porque agora eu sei!” : propostas de alfabetização diferenciadas para o avanço das aprendizagens de leitura e escrita em uma turma de 2º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000935328pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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