A formação do pedagogo e práticas de sala de aula
Fecha
2014Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso é analisar como a formação do pedagogo está se refletindo nas práticas de sala de aula, baseado no campo dos Estudos de Formação de Professores, desenvolvido na Faculdade de Educação/UFRGS. O estudo fundamenta-se em: Nóvoa (formação de professores), Tardif (saberes docentes), Hernández (práticas escolares) e Sacristán (métodos de trabalho). Participou do estudo uma turma de 2º ano das séries iniciais, de uma escola federal de Porto Alegre/RS. Para ...
O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso é analisar como a formação do pedagogo está se refletindo nas práticas de sala de aula, baseado no campo dos Estudos de Formação de Professores, desenvolvido na Faculdade de Educação/UFRGS. O estudo fundamenta-se em: Nóvoa (formação de professores), Tardif (saberes docentes), Hernández (práticas escolares) e Sacristán (métodos de trabalho). Participou do estudo uma turma de 2º ano das séries iniciais, de uma escola federal de Porto Alegre/RS. Para a construção dos dados utilizou-se de registros de diário de campo; entrevista semiestruturada, análise documental, além de reflexões da minha jornada enquanto docente em formação. As análises identificaram como as práticas pedagógicas se refletem no cotidiano dos espaços escolares; estão organizadas em três blocos: o cotidiano da sala de aula; a relação professor-aluno e reflexões das minhas aprendizagens. Nas considerações finais, a questão de pesquisa é retomada e destaca-se a importância de um olhar sensível, nos adequando para atender às diferentes demandas que nos esperam, buscando sempre a formação continuada e nosso crescimento como profissionais, lembrando que o professor nunca está pronto, deve sempre aprender mais. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37618)Tesinas Pedagogía (1401)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License