Curta na escola: dois olhares sobre a epopeia de Canudos
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Data
2012Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Esta monografia investigou sobre as formas de utilização da produção cinematográfica na construção do conhecimento histórico. Seu objetivo foi analisar os limites e possibilidades da utilização desta ferramenta midiática com a finalidade de construir práticas pedagógicas contextualizadas e problematizadoras para o desenvolvimento de educandos críticos e conscientes de seu papel cidadão dentro de sua comunidade escolar. Verificou-se também como a historiografia e suas principais correntes avalia ...
Esta monografia investigou sobre as formas de utilização da produção cinematográfica na construção do conhecimento histórico. Seu objetivo foi analisar os limites e possibilidades da utilização desta ferramenta midiática com a finalidade de construir práticas pedagógicas contextualizadas e problematizadoras para o desenvolvimento de educandos críticos e conscientes de seu papel cidadão dentro de sua comunidade escolar. Verificou-se também como a historiografia e suas principais correntes avaliam a possibilidade da utilização do cinema como uma forma de abordar temáticas históricas, além de buscar um referencial teórico que legitimasse a pesquisa através da utilização de conceitos da Educom e das pesquisas pedagógicas de Piaget que, através do desenvolvimento da teoria construtivista, possibilitou que muitos professores reavaliassem sua prática pedagógica promovendo novos olhares e novas maneiras de perceber os educandos. Nesse sentido, o professor passa a privilegiar as conquistas dos alunos, colocando-se o no papel de mediador da construção do saber e não um simples transmissor de conceitos e ideias. Após essas reflexões foram analisados dois curtas metragens que integram o acervo do projeto Curta Petrobrás. O acervo do projeto Curta Petrobrás foi escolhido por possuir obras e ferramentas que procuram evidenciar o caráter pedagógico das produções, além de serem obras com tempo reduzidos que favorecem a sua reprodução durante os períodos de aulas. A temática escolhida na seleção dos curtas metragens foi o episódio histórico conhecido como Guerra de Canudos, evento histórico ocorrido na segunda metade do século XIX, durante o período de consolidação da República no Brasil. O assunto foi escolhido por ser apresentado em duas obras, o que possibilitou duas visões e dois níveis de interpretação diferentes. Essas interpretações diferenciadas enriqueceram a pesquisa. Além dos itens citados, o assunto Canudos costuma ser uma temática recorrente entre os conteúdos presentes nas grades curriculares da disciplina de história ao longo do Ensino Fundamental. Para a realização da pesquisa, a metodologia de trabalho escolhida foi uma pesquisa bibliográfica sobre os temas acima citados uma vez que foi necessário realizar uma revisão de literatura e uma reflexão de diferentes posicionamentos sobre as temáticas. A partir de então conclui-se que a postura do professor é essencial para que alunos se apropriem do conhecimento proposto, o domínio das tecnologias, a utilização de obras cinematográficas de maneira contextualizada e um referencial teórico consciente resultará em práticas docentes realmente produtivas. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
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Ciências Humanas (1948)
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