A formação docente e o uso do computador na ação pedagógica
View/ Open
Date
2012Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
A necessidade da formação docente para o uso do computador na aprendizagem vem tornando-se indispensável diante do avanço das tecnologias. Este trabalho busca analisar a formação inicial e continuada, para o uso do computador, dos docentes de escola pública estadual e verificou aspectos relacionados à apropriação das tecnologias pelos professores vinculados aos cursos de formação. Realizou-se uma pesquisa de caráter quanti-qualitativo através do estudo de autores como Almeida (2000), Fernandes ...
A necessidade da formação docente para o uso do computador na aprendizagem vem tornando-se indispensável diante do avanço das tecnologias. Este trabalho busca analisar a formação inicial e continuada, para o uso do computador, dos docentes de escola pública estadual e verificou aspectos relacionados à apropriação das tecnologias pelos professores vinculados aos cursos de formação. Realizou-se uma pesquisa de caráter quanti-qualitativo através do estudo de autores como Almeida (2000), Fernandes (2004), Ramos (2009) e Rosalen (2001) e aplicação de questionário para 14 professores das séries iniciais e finais do ensino fundamental em uma escola de Porto Alegre. Verificou-se que 53,3% dos entrevistados têm curso de especialização, mas nenhum professor possui titulação na área das tecnologias. Segundo a pesquisa, os docentes reconhecem que o uso do computador favorece a aprendizagem dos alunos e é uma tecnologia que está modificando a prática de ensino. Relatam que se sentem despreparados para utilizar o computador e embora justifiquem falta de tempo devido à carga horária de trabalho excessiva, reconhecem a importância da participação docente nos cursos de formação e a necessidade de transformar suas práticas educativas. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License