Letramentos emergentes em ambientes virtuais colaborativos: um estudo de caso
View/ Open
Date
2012Author
Advisor
Academic level
Specialization
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Neste estudo procuramos identificar os tipos e níveis de letramento que emergem em um ambiente virtual colaborativo, especificamente no uso do software wiki. A população de pesquisa foram os alunos da turma 7A1, do sétimo ano, do Ensino fundamental de Nove Anos, de uma escola da rede municipal da Cidade de São Leopoldo. Pesquisa qualitativa que através dos vários instrumentos de coleta de dados fizemos as análises mesclando os conhecimentos de cunho teórico e experimental. A imersão da pesquisa ...
Neste estudo procuramos identificar os tipos e níveis de letramento que emergem em um ambiente virtual colaborativo, especificamente no uso do software wiki. A população de pesquisa foram os alunos da turma 7A1, do sétimo ano, do Ensino fundamental de Nove Anos, de uma escola da rede municipal da Cidade de São Leopoldo. Pesquisa qualitativa que através dos vários instrumentos de coleta de dados fizemos as análises mesclando os conhecimentos de cunho teórico e experimental. A imersão da pesquisadora no ambiente colaborativo através da ferramenta wiki foi um desafio, pois o acesso dos alunos as tecnologias é limitado e os mesmos não conheciam o software wiki. Desse modo são vários aspectos abordados sobre as ferramentas colaborativas, projetos de aprendizagem e sobre os tipos de letramentos e as condições necessárias para que o letramento aconteça. Os jovens, a escola, os professores, as famílias tem muito mais responsabilidades sobre a aprendizagem dos alunos. O trabalho que privilegia a produção colaborativa em situação online exige habilidades próprias para ser efetivada. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Collections
-
Humanities (1948)
This item is licensed under a Creative Commons License