Uso do Moodle como ferramenta de apoio à aprendizagem no contexto da tecnologia digital
Fecha
2012Nivel académico
Especialización
Resumo
Utilizar uma ferramenta de apoio e complemento à aprendizagem, em aulas presenciais, é uma estratégia pedagógica para mediar as relações existentes entre professor, aluno e conhecimento. Esta pesquisa visa analisar dados do ponto de vista dos alunos e dos professores, a influência da utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem como apoio e complemento à aprendizagem em aulas presenciais. Para isso, o objeto de estudo escolhido foi o ambiente virtual de aprendizagem Moodle, ferramenta de ensi ...
Utilizar uma ferramenta de apoio e complemento à aprendizagem, em aulas presenciais, é uma estratégia pedagógica para mediar as relações existentes entre professor, aluno e conhecimento. Esta pesquisa visa analisar dados do ponto de vista dos alunos e dos professores, a influência da utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem como apoio e complemento à aprendizagem em aulas presenciais. Para isso, o objeto de estudo escolhido foi o ambiente virtual de aprendizagem Moodle, ferramenta de ensino que está sendo utilizada com os alunos do 9º ano de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental do Município de Ivoti, que vem conquistando novos participantes ao longo do ano letivo. Partindo de que a utilização do Moodle no Ensino Fundamental é possível, realizaram-se entrevistas orais e escritas, e observou-se a satisfação dos alunos, no que se trata de conhecimentos sobre as tecnologias digitais. No Moodle, os alunos encontram disponível materiais diversificados e desafios matemáticos que complementam a aprendizagem em sala de aula, despertando o interesse pelo uso das tecnologias. Alunos e professores podem interagir a qualquer hora do dia, mesmo estando ausentes da escola. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1949)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License