Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPasserino, Liliana Mariapt_BR
dc.contributor.authorZampieri, Stela Maria Toniettopt_BR
dc.date.accessioned2014-09-11T02:09:43Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/102812pt_BR
dc.description.abstractAs demandas geradas pelas novas possibilidades com a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) desencadeadas pela inserção de laptops educacionais de baixo custo nas escolas públicas brasileiras vêm exigindo que os profissionais da educação se apropriem dos recursos tecnológicos disponíveis e também das teorias e das práticas que fundamentam a informática educativa. A modernização que promove o acesso à tecnologia da informação a todos os jovens tem permitido acesso a informações sobre assuntos que lhes interessam, porém é necessária a presença de um professor que oriente o educando na busca de objetivos educativos. Esta pesquisa pretende contribuir para a análise do papel do professor do LIE em uma escola que desenvolve o processo de ensino e de aprendizagem com laptops do projeto UCA. Os dados foram coletados com a utilização das técnicas de observação participante e de entrevista aberta e semiestruturada. Este trabalho versa sobre a observação de práticas pedagógicas escolares e as relações estabelecidas com as funções do professor do LIE e busca a percepção de profissionais inseridos no contexto do projeto UCA a cerca do papel do professor do LIE. Contém, ainda, informações referentes à importância do LIE no contexto escolar, à postura do professor de sala de aula no LIE e possibilidades para otimização o papel do professor do LIE no contexto UCA e alguns resultados de pesquisas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEnsino públicopt_BR
dc.titlePapel do professor do LIE no projeto UCA: estudo de caso nas séries finais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Caldas Júniorpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000921662pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples