Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFalkembach, Gilse Antoninha Morgentalpt_BR
dc.contributor.authorPinto, Maria Salete Melo Martinspt_BR
dc.date.accessioned2014-09-10T02:11:42Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/102713pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia propôs-se a desenvolver, aplicar e compartilhar o processo de uma estratégia pedagógica para o ensino de Arte usando a audiodescrição concomitante ao uso de material pedagógico tátil para alunos do Ensino Médio, videntes, usufruindo didaticamente da intimidade que os jovens têm com as novas tecnologias e a sua grande facilidade de apreensão de informações por diferentes meios em prol de uma melhoria de aprendizagem. A pesquisa foi aplicada em duas turmas de mesma série do Ensino Médio em que apenas uma foi beneficiada com a audioaula. A seguir foram levados à exposição em que as obras trabalhadas em aula estavam na mostra junto com outras do artista Iberê Camargo na Fundação que leva seu nome. Foi usada a rede social Facebook para trocas de idéias, postagem de conteúdos e link das audioaulas gravadas no Audacity, montadas no Movie Maker e salvas no Youtube. A pesquisa qualitativa foi feita através da análise de relatórios em que os alunos contaram sua experiência de fruição das obras através de postagens no grupo da rede social e para quem não tem acesso à Internet via entrega física.pt_BR
dc.description.abstractThis graduation paper aimed to develop, implement and share the process of a pedagogical strategy for teaching art using audio description concomitant use of tactile teaching materials for high school students, visionaries, didactically enjoying the intimacy that young people have with the new technologies and their ease of seizing information by different means towards improving learning. The survey was administered to two classes of the same grade of high school in which only one was benefited with audioaula. The following were taken to exposure in which the works were in class worked on the show along with other artist in Iberê Camargo Foundation that bears his name. We used the Facebook social network to exchange ideas, post content and link the audioaulas recorded in Audacity, mounted in Movie Maker and saved on Youtube. The qualitative research was conducted through analysis of reports in which students told their experience of enjoyment of works through postings on the group's social network and who has access to the Internet via physical delivery.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArt educationen
dc.subjectEducação artísticapt_BR
dc.subjectAudioaulaen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.titleAudioaulas: o uso pedagógico da tecnologia para ensinar Artept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000917899pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples