O uso das tecnologias em salas de aula ambientadas facilitando a aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental na área de ciências
dc.contributor.advisor | Konrath, Mary Lúcia Pedroso | pt_BR |
dc.contributor.author | Teixeira, Maria Da Conceição Ramos Vieira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-09-10T02:11:38Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/102702 | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa pesquisa teve como objetivo trazer uma reflexão sobre como a educação tem evoluído, juntamente com os meios tecnológicos, e a sua aplicabilidade nas salas de aula dos anos finais do ensino fundamental. Procurou encontrar maneiras de oportunizar o uso e o acesso dessas tecnologias da informação e da comunicação tanto para professores como para alunos durante o processo de ensino-aprendizado. Partiu-se de tempos passados, quando iniciou a educação, de uma maneira geral, e veio até o tempo presente concluindo que as mudanças mais significativas ocorreram dentro da sociedade cultural e muito pouco nas escolas. Constatou-se que as metodologias pedagógicas, na maioria das escolas, não tiveram evolução satisfatória para acompanhar o progresso tecnológico. Reconheceu-se que os jovens do século XXI têm um comportamento muito adequado à época em que estão vivendo e, dessa forma, demonstram certa insatisfação com relação às regras e metodologias usadas. Verificou-se que a grande maioria das escolas públicas ainda não está preparada para acolher alguns desses jovens. O formato das escolas, com relação ao layout das salas de aula, parece empobrecido pela não utilização dos meios tecnológicos ou ao contrário, muito poluídos visualmente, com cartazes, recados, tabelas, desenhos e outros que pouco ou nada tem relação com os conteúdos que estão sendo trabalhados pela turma. Consultou-se sobre as salas de aula ambientadas e constatando que esse formato pode beneficiar tanto aos professores como alunos, equipe diretiva e funcionários de uma escola em relação ao modelo que oportuniza ter às mãos todo tipo de recurso, que poderá ser utilizado durante uma aula bem planejada. Dessa forma, essa pesquisa se encerra deixando um alerta sobre a importante questão do ambiente escolar no qual o aluno, principal foco dessa pesquisa, se insere. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research aimed to reflect on how education has evolved along with the technological means, and their applicability in the classrooms of the final years of primary school. Sought to find ways to create opportunities to use and access of information technologies and communication for both teachers and students during the teaching-learning process. Starting from times past when initiated education, in general, and came up to the present time concluding that the most significant changes occurred within the cultural society and very little in schools. It was found that the teaching methodologies, in most schools did not have a satisfactory outcome to monitor technological progress. It was recognized that the youth of the twenty-first century are behaving very suitable to the age in which they are living and thus demonstrate dissatisfaction with the rules and methodologies used. It was found that the vast majority of public schools is not yet prepared to accept some of these young people. The format of the schools, regarding the layout of classrooms, seems not depleted by the use of technological means, or rather, very visually polluted with signs, messages, tables, drawings and others who have little or no relationship to the content are being worked on by the class. Consulted over the classrooms acclimated and noting that this format can benefit both teachers and students, management team and staff of a school in relation to the model nurture lay their hands every kind of resource that can be used during a lesson well planned. Thus, this research concludes leaving an alert on the important issue of the school environment in which the student, the principal focus of this researchis part. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Media in education | en |
dc.subject | Mídia | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Final years of elementary education | en |
dc.subject | Ciências | pt_BR |
dc.subject | Science | en |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Environments classrooms | en |
dc.title | O uso das tecnologias em salas de aula ambientadas facilitando a aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental na área de ciências | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000917702 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)