O uso do movie maker para produção de vídeo: incentivo à leitura e releitura de obras literárias por alunos do ensino médio
View/ Open
Date
2012Advisor
Academic level
Specialization
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
A presente pesquisa visa explorar o potencial pedagógico do software Movie Maker para a produção de vídeo, com releitura de obras da literatura brasileira, e seu enfoque na importância da adoção de uma metodologia diferenciada para o incentivo a leitura no Ensino Médio. Sugere repensar métodos tradicionais embasado nas orientações previstas nos Parâmetros curriculares Nacionais (PCNs) e incluir novas tecnologias nas aulas de literatura com o objetivo de torná-las mais lúdicas. Teorizar sobre a ...
A presente pesquisa visa explorar o potencial pedagógico do software Movie Maker para a produção de vídeo, com releitura de obras da literatura brasileira, e seu enfoque na importância da adoção de uma metodologia diferenciada para o incentivo a leitura no Ensino Médio. Sugere repensar métodos tradicionais embasado nas orientações previstas nos Parâmetros curriculares Nacionais (PCNs) e incluir novas tecnologias nas aulas de literatura com o objetivo de torná-las mais lúdicas. Teorizar sobre a história da leitura e da escrita, o uso software Movie Maker, explorar outros trabalhos com abordagens relacionadas ao tema e na reflexão avaliar o diferencial deste estudo. É uma pesquisa teórica empírica e os sujeitos envolvidos são alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual da região noroeste do Rio Grande do Sul. O trabalho oportunizou autoria, colaboração, alegria e diversão entre os grupos durante a produção dos vídeos, exploração de recursos tecnológicos, exigindo leitura, reflexão e produção escrita. Pelos resultados obtidos pode-se observar que a metodologia possibilitou o incentivo a leitura e a escrita, demonstrando-se eficaz para o ensino da literatura porque resultou na aprendizagem, tornando evidente que o uso de tecnologias pode enriquecer o conhecimento do aluno. Nos vídeos visualizam-se elementos da cultura, influências midiáticas, aspectos da realidade da obra e do aluno e a fruição literária tanto nas leituras e socializações, como na recepção do produto final, o vídeo. ...
Abstract
The present research seeks to explore the educational potential of the Movie Maker software for video production, with rereading of Brazilian literature works, and its focus on the importance of adopting a differentiated approach to encouraging reading in high school. Suggests rethinking traditional methods based on the guidelines laid down in the National curriculum parameters (PCNs) and include new technologies in class of literature with the aim of making them more playful. Theorizing about ...
The present research seeks to explore the educational potential of the Movie Maker software for video production, with rereading of Brazilian literature works, and its focus on the importance of adopting a differentiated approach to encouraging reading in high school. Suggests rethinking traditional methods based on the guidelines laid down in the National curriculum parameters (PCNs) and include new technologies in class of literature with the aim of making them more playful. Theorizing about the history of reading and writing, using Movie Maker software, explore other jobs related to the topic and approaches in reflection to evaluate the differential of this study. Is an empirical and theoretical research subjects involved are students of the third year of high school, a State school in the Northwest region of Rio Grande do Sul. The work "provided authorship, collaboration, joy and fun between the groups during the production of the videos, exploitation of technological resources, and .... the results obtained can be noted that the methodology made it possible to encourage reading and writing, being effective in the teaching of literature because it results in learning, it is evident that the use of technologies can enrich the knowledge of the student. videos displays elements of the culture, media influences, aspects of the reality of the work and of the student and the enjoyment in literary readings and socialisation, as receipt of the final product, the video. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License