Mapas Conceituais: proposta de capacitação para formação continuada de professores
dc.contributor.advisor | Maria, Sandra Andrea Assumpção | pt_BR |
dc.contributor.author | Girardi, Nara Ligia Meira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-09-10T02:11:25Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/102680 | pt_BR |
dc.description.abstract | Com a implementação das tecnologias, do Laboratório de Informática, da Internet e com a facilidade de acesso aos computadores e outras ferramentas, as escolas, passam a repensar suas linhas de ação, e se torna necessária para a gestão escolar, o espaço da formação continuada do professor. Este trabalho baseia-se no estudo da utilização dos mapas conceituais que vem propiciando um importante suporte para o planejamento de aulas e por promover uma revolução na forma de planejar sendo apresentados como instrumentos potencialmente úteis no ensino, na avaliação da aprendizagem. Para as finalidades da pesquisa optou-se pela abordagem qualitativa, fundamentada na metodologia teórica, a partir da qual foram explorados temas relacionados às TICs. Propôs-se uma capacitação sobre a utilização da ferramenta CmapTools, visando uma reflexão e aprofundamento na forma de ensinar, cujo resultado deverá impulsionar as mudanças propostas. | pt_BR |
dc.description.abstract | With the implementation of technologies, from the Laboratory of Informatics, the Internet and the ease of access to computers and other tools, the schools are rethinking their lines of action, and it becomes necessary for school management, the space of continuous training the teacher. This work is based on the study of the use of concept maps is providing an important support for lesson planning and promoting a revolution in the plan being presented as potentially useful tools in teaching, learning assessment. For the purposes of the research opted for a qualitative approach, based on theoretical methodology, from which explored issues related to ICTs. It was proposed a training on the use of the tool CmapTools, seeking a discussion and analysis in the form of teaching, the result of which should boost the proposed changes. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Digital technologies | en |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Mapa conceitual | pt_BR |
dc.subject | Internet | en |
dc.subject | Planejamento | pt_BR |
dc.subject | Concept maps | en |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Planning | en |
dc.subject | Teaching | en |
dc.title | Mapas Conceituais: proposta de capacitação para formação continuada de professores | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000919257 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)