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dc.contributor.advisorBasso, Lourenço de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorHenrich, Maria Bianca Henrichpt_BR
dc.date.accessioned2014-09-10T02:11:24Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/102676pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo ampliar a compreensão acerca do contexto que envolve uma criança com autismo, matriculada numa escola regular pública, as ações pedagógicas adotadas pelos professores e por uma equipe multidisciplinar e a contribuição das tecnologias no processo de aprendizagem deste aluno. Para tanto, optou-se por realizar um estudo de caso, tendo como suporte metodológico, a aplicação de questionários, conversas informais e observação, que nos auxiliam a compreender melhor a prática pedagógica destes professores, especialistas e a contribuição da família. A motivação para a escolha deste tema tem origem na experiência da pesquisadora, como professora de um menino com diagnóstico de espectro autista, do segundo ano do Ensino Fundamental, numa escola do município de Dois irmãos, RS, onde atua como professora de informática educativa. O trabalho com autistas tem sido pouco explorado e carece de informações para auxiliar os professores no âmbito escolar. Embora não se tenha a pretensão de coletar fórmulas prontas, espera-se acrescentar algumas ideias que possam auxiliar na reflexão sobre a importância de um trabalho multidisciplinar no processo de inclusão escolar. Trabalho este que aposta e reúne diferentes áreas do conhecimento para compor uma equipe sob um ângulo plural em termos de ações e estratégias. Em específico, o que ocorre, é o investimento num sujeito possível, frente à imprevisibilidade de um destino envolto em muitas surpresas, dentro de um campo complexo e até mesmo enigmático, tal qual ainda se apresenta para nós, o autismo. Para obter resultados significativos ao longo desta pesquisa, foi necessário traçar um caminho a ser percorrido, buscando investir em objetivos claros e facilitadores deste processo, tais como: abordar o conceito e as principais características do autismo; mostrar as possibilidades de um aluno autista poder interagir e potencializar a sua aprendizagem com o uso das tecnologias; confirmar a importância do computador no processo de aprendizagem de uma criança autista; verificar como acontece a inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular da escola pública; levar o conhecimento sobre o autismo ao maior número possível de profissionais da educação; disseminar e refletir sobre as ações e estratégias utilizadas pelos professores e especialistas envolvidos com um aluno autista, caracterizando o que vem a ser um trabalho multidisciplinar. Acredita-se que, com base na pesquisa, através das tecnologias e mais precisamente, do uso do computador e de diferentes estratégias adotadas, possamos auxiliar este aluno a conviver melhor dentro de seu grupo, descobrindo-se como sujeito de aprendizagem. Aos olhos de alguns, a esperança de que ele possa desenvolver uma linguagem articulada pode representar apenas uma utopia, mas para quem investe em conhecimento e no trabalho em equipe, esta tarefa representa um desafio a ser superado.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.titleA contribuição das tecnologias e as ações pedagógicas adotadas no processo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento de um aluno autistapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000917356pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


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