Os jornalistas de Nelson Rodrigues : uma análise das peças O Beijo no Asfalto e Boca de Ouro
View/ Open
Date
2014Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente estudo tem como objetivo analisar as personagens jornalistas, bem como profissionais da imprensa em duas peças de Nelson Rodrigues: O Beijo no Asfalto e Boca de Ouro. Nelson Rodrigues é identificado por diversos autores como o mais importante dramaturgo na literatura brasileira. O escritor, conhecido pelas suas obras ficcionais, começou a carreira de jornalista em 1925, aos 13 anos. Trabalhou em inúmeras redações de jornais, presenciou diferentes fases do jornalismo brasileiro, conhe ...
O presente estudo tem como objetivo analisar as personagens jornalistas, bem como profissionais da imprensa em duas peças de Nelson Rodrigues: O Beijo no Asfalto e Boca de Ouro. Nelson Rodrigues é identificado por diversos autores como o mais importante dramaturgo na literatura brasileira. O escritor, conhecido pelas suas obras ficcionais, começou a carreira de jornalista em 1925, aos 13 anos. Trabalhou em inúmeras redações de jornais, presenciou diferentes fases do jornalismo brasileiro, conheceu por dentro os principais veículos por onde passou, assim como figuras marcantes da imprensa, como Samuel Wainer, Assis Chateaubriand e Roberto Marinho. Essa análise faz um paralelo entre a carreira de jornalista e de ficcionista do escritor. O estudo das personagens dramáticas é feito a partir da análise narrativa, referenciando principalmente Barthes (2011), Brait (1985), Candido (2005) e Forster (1969), assim como as teorias de Pallottini (1989), especificamente sobre as personagens na dramaturgia. Também são descritas contribuições de Bucci (2000) e Barros Filho (1995), que abordam a ética na imprensa e na comunicação, bem como Angrimani Sobrinho (1995) e Pedroso (2001) a respeito do sensacionalismo e Traquina (2005), sobre teorias do jornalismo. O resgate histórico é realizado a partir dos conceitos de Barbosa (2007), Abreu, Ferreira e Ramos (1996), Romancini e Lago (2007) e Sodré (2011). Essa análise possibilita constatar como Nelson Rodrigues constrói as personagens jornalistas nas peças estudadas utilizando referências a pessoas e locais reais e revela a crítica de Nelson Rodrigues ao jornalismo a partir dos os conflitos éticos descritos pelo escritor nessas narrativas. ...
Abstract
This study aims to analyze the journalist characters, as well as the press professionals in two plays written by Nelson Rodrigues: O Beijo no Asfalto e Boca de Ouro. Nelson Rodrigues is described by many authors as the most important dramaturge in Brazilian literature. The writer, known by his fictional work, started his career as a journalist in 1925, by te age of 13. He has been in numerous newsrooms, witnessed different phases of journalism in Brazil, and worked with some of the most outstan ...
This study aims to analyze the journalist characters, as well as the press professionals in two plays written by Nelson Rodrigues: O Beijo no Asfalto e Boca de Ouro. Nelson Rodrigues is described by many authors as the most important dramaturge in Brazilian literature. The writer, known by his fictional work, started his career as a journalist in 1925, by te age of 13. He has been in numerous newsrooms, witnessed different phases of journalism in Brazil, and worked with some of the most outstanding professionals of the Brazilian press, such as Samuel Wainer, Assis Chateaubriand and Roberto Marinho. This analysis make a parallel between Nelson Rodrigues’ career in journalism and his fictional work. The dramatic characters study is made based on the narrative analysis method, referring mainly Barthes (2011), Brait (1985), Candido (2005) and Forster (1969) as well as the theories from Pallottini (1989), specially about drama characters. It is also described the contributions from Bucci (2000) and Barros Filho (1995), whom approach ethics in the press and in communication, likewise Angrimani Sobrinho (1995) and Pedroso (2000) about sensationalism and Traquina (2005), on the theories of journalism. The historical review is made from the concepts of Barbosa (2007), Abreu, Ferreira e Ramos (1996), Romancini e Lago (2007) and Sodré (2012). This analysis enables the statement about how the writer has built the journalist characters in this two particular plays, referring to real people and places, it also reveals Nelson Rodrigues’ critique to journalism through the ethics conflicts described in the stories. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License