Fanfictions e folhetins : a comunicação através das narrativas seriadas
dc.contributor.advisor | Strelow, Aline do Amaral Garcia | pt_BR |
dc.contributor.author | Heinz, Natasha Wolwacz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-09-04T02:11:32Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/102357 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho faz uma tentativa de aproximação entre folhetins e fanfictions a partir das suas estratégias de comunicabilidade, de acordo com o proposto pelos estudos de Martín-Barbero. Para tal, em primeiro lugar, propõe-se uma revisão de elementos históricos e teóricos de ambos, os quais permitem, através de uma análise comparativa, destacar características estruturais marcantes no modo em que os formatos comunicam-se com os leitores. A pesquisa culmina na análise de conteúdo da fanfiction Holy Fool, que procura encontrar na prática tais características, assim como outras estratégias de comunicabilidade que convergem ou divergem nas fanfictions e nos folhetins para que seja possível determinar o caráter de tal aproximação. A partir dela, concluiu-se que os folhetins do século XIX e as fanfictions do século XXI aproximam-se estruturalmente e em relação às suas estratégias de comunicabilidade. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Folhetim | pt_BR |
dc.subject | Cultura da convergência | pt_BR |
dc.subject | Fãs | pt_BR |
dc.title | Fanfictions e folhetins : a comunicação através das narrativas seriadas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000932435 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License