Evasão escolar no Curso Técnico em Plásticos, Modalidade Subsequente, do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Campus Sapucaia do Sul
Fecha
2013Nivel académico
Especialización
Resumo
Inúmeros estudos trazem que a evasão escolar está presente em todos os níveis da educação brasileira, entretanto, na Educação Profissional, pode-se inferir que há, ainda, pouca reflexão sobre o assunto. Na expectativa de contribuir para o conhecimento nesta área, realizou-se um estudo empírico em uma Instituição que tem sua estrutura alicerçada no ensino técnico e tecnológico. Assim, o objetivo geral do presente estudo envolveu a identificação dos fatores que levaram alunos do Curso Técnico em ...
Inúmeros estudos trazem que a evasão escolar está presente em todos os níveis da educação brasileira, entretanto, na Educação Profissional, pode-se inferir que há, ainda, pouca reflexão sobre o assunto. Na expectativa de contribuir para o conhecimento nesta área, realizou-se um estudo empírico em uma Instituição que tem sua estrutura alicerçada no ensino técnico e tecnológico. Assim, o objetivo geral do presente estudo envolveu a identificação dos fatores que levaram alunos do Curso Técnico em Plásticos, na modalidade subsequente, do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL), Campus Sapucaia do Sul, a cancelarem ou abandonarem o Curso. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados documentos internos componentes do sistema institucional QAcadêmico, bem como questionários. Os resultados apontam que os fatores que se evidenciaram como principais causadores da evasão são de cunho individual, seguidos de fatores sociais. Além dos dados da evasão, o estudo ainda apresenta alguns dados quanto à permanência e à retenção dos alunos no Curso, e seus resultados sugerem a reflexão sobre possibilidade de minimização dos índices de evasão no ensino profissional, a partir do caso analisado. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Administração Pública Contemporânea.
Colecciones
-
Ciencias Sociales Aplicadas (3537)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License