Habilidades de pensamento crítico no processo diagnóstico em enfermagem
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Date
2013Type
Title alternative
Critical thinking skills in the nursing diagnosis process
Habilidades de pensamiento crítico en el proceso diagnóstico de enfermería
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O objetivo do estudo foi identificar habilidades de pensamento crítico no processo diagnóstico em enfermagem. Trata-se de um estudo exploratório descritivo com aplicação de caso clínico a sete discentes de enfermagem para identificação de habilidades de pensamento crítico e suas justificativas. Foi realizada análise de conteúdo para processamento dos dados. Tem-se que seis participantes citaram análise, conhecimento técnico-científico e raciocínio lógico como habilidades de pensamento crítico i ...
O objetivo do estudo foi identificar habilidades de pensamento crítico no processo diagnóstico em enfermagem. Trata-se de um estudo exploratório descritivo com aplicação de caso clínico a sete discentes de enfermagem para identificação de habilidades de pensamento crítico e suas justificativas. Foi realizada análise de conteúdo para processamento dos dados. Tem-se que seis participantes citaram análise, conhecimento técnico-científico e raciocínio lógico como habilidades de pensamento crítico importantes na identificação de um diagnóstico de enfermagem prioritário; a experiência clínica foi citada por cinco participantes; o conhecimento sobre o paciente e aplicação de padrões foram habilidades mencionadas por três participantes; o discernimento e perspectiva contextual foram habilidades referidas por dois participantes. Com base nesses resultados, observou-se a utilização de habilidades de pensamento crítico relacionadas às etapas do processo de diagnóstico de enfermagem. Concluí-se que a aplicação desse processo configura uma estratégia que possibilita o desenvolvimento de habilidades específicas de pensamento crítico. ...
Abstract
The aim of this study was to identify the critical thinking skills utilized in the nursing diagnosis process. This was an exploratory descriptive study conducted with seven nursing students on the application of a clinical case to identify critical thinking skills, as well as their justifications in the nursing diagnosis process. Content analysis was performed to evaluate descriptive data. Six participants reported that analysis, scientific and technical knowledge and logical reasoning skills a ...
The aim of this study was to identify the critical thinking skills utilized in the nursing diagnosis process. This was an exploratory descriptive study conducted with seven nursing students on the application of a clinical case to identify critical thinking skills, as well as their justifications in the nursing diagnosis process. Content analysis was performed to evaluate descriptive data. Six participants reported that analysis, scientific and technical knowledge and logical reasoning skills are important in identifying priority nursing diagnoses; clinical experience was cited by five participants, knowledge about the patient and application of standards were mentioned by three participants; Furthermore, discernment and contextual perspective were skills noted by two participants. Based on these results, the use of critical thinking skills related to the steps of the nursing diagnosis process was observed. Therefore, that the application of this process may constitute a strategy that enables the development of critical thinking skills. ...
Resumen
Se apuntó a identificar habilidades de pensamiento crítico en el proceso diagnóstico en enfermería. Estudio exploratorio, descriptivo, con aplicación de caso clínico a siete alumnos de enfermería, para identificación de habilidades de pensamiento crítico y sus justificaciones. Se utilizó análisis de contenido para procesamiento de los datos. Seis participantes citaron análisis, conocimiento técnico-científico y razonamiento lógico como habilidades de pensamiento crítico importantes para identif ...
Se apuntó a identificar habilidades de pensamiento crítico en el proceso diagnóstico en enfermería. Estudio exploratorio, descriptivo, con aplicación de caso clínico a siete alumnos de enfermería, para identificación de habilidades de pensamiento crítico y sus justificaciones. Se utilizó análisis de contenido para procesamiento de los datos. Seis participantes citaron análisis, conocimiento técnico-científico y razonamiento lógico como habilidades de pensamiento crítico importantes para identificar un diagnóstico de enfermería prioritario; la experiencia clínica fue citada por cinco participantes; el conocimiento del paciente y aplicación de estándares fueron habilidades mencionadas por tres participantes; el discernimiento y perspectiva conceptual fueron referidas por dos participantes. En base a tales resultados, se observó la utilización de habilidades de pensamiento crítico relativas a las etapas del proceso de diagnóstico de enfermería; Se concluye en que la aplicación de tal proceso configura una estrategia que posibilita el desarrollo de habilidades específicas de pensamiento crítico. ...
In
Revista da Escola de Enfermagem da USP. São Paulo. Vol. 47, n. 2 (abr. 2013), p. 341-347
Source
National
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