Aprendizagem organizacional a partir do ensino da metodologia de análise e solução de problemas
Fecha
2002Nivel académico
Maestría profesional
Tipo
Materia
Resumo
Este estudo pretende contribuir para o aprofundamento do tema Aprendizagem Organizacional, integrando a teoria com a prática, através da realização do curso Metodologia de Análise e Solução de Problemas (MASP 14 Passos), ministrado pela autora, na empresa MARCOPOLO. Propõe-se ainda, a fomentar um ambiente de aprendizagem na organização em estudo, alavancando a transformação da empresa para uma Learning Organizations (Organizações de Aprendizagem). O resultado deste estudo de caso foi obtido a p ...
Este estudo pretende contribuir para o aprofundamento do tema Aprendizagem Organizacional, integrando a teoria com a prática, através da realização do curso Metodologia de Análise e Solução de Problemas (MASP 14 Passos), ministrado pela autora, na empresa MARCOPOLO. Propõe-se ainda, a fomentar um ambiente de aprendizagem na organização em estudo, alavancando a transformação da empresa para uma Learning Organizations (Organizações de Aprendizagem). O resultado deste estudo de caso foi obtido a partir do acompanhamento de trabalhos de MASP 14 Passos, realizados por diversas equipes da empresa MARCOPOLO durante o ano de 2000 e 2002. Utilizou-se como idéia norteadora a teoria de David Garvin (2000) e o modelo Learning Organizations preconizado por Peter Senge (1990) para possibilitar análises e comparações, avaliando o alcance do MASP 14 Passos para a promoção da Aprendizagem Organizacional e identificando práticas que aproximam e distanciam a organização em estudo do modelo sugerido por Peter Senge (1990). Nas conclusões desta pesquisa, identificou-se etapas do MASP 14 Passos que contribuem para os processos de mudanças necessários ao aprendizado. Observou-se a possibilidade de, através da aplicação do MASP 14 Passos promover uma aprendizagem coletiva, acessível e sólida. Constatou-se particularidades na aprendizagem dos grupos evidenciando-se que existem diferentes caminhos para a aprendizagem e, finalmente, identificou-se proximidade entre o modelo de gestão da MARCOPOLO ao modelo idealizado por Peter Senge (1990), confirmando a possibilidade da organização tornar-se uma Learning Organizations uma vez dada continuidade aos objetivos traçados pelos seus gestores. ...
Abstract
This study intends to deepen the theme Organization Learning, joining the theory with the practice, through the realization of the Analysis and Problem solving Methodology Studied (14 Step Process), ministered by the author at Marcopolo Company. It also proposes an instigation of a learning environment in the organization, in order to transform the company in a Learning Organization. The result of this case study was obtained from the attendance of works using the 14 Steps Process, realized by ...
This study intends to deepen the theme Organization Learning, joining the theory with the practice, through the realization of the Analysis and Problem solving Methodology Studied (14 Step Process), ministered by the author at Marcopolo Company. It also proposes an instigation of a learning environment in the organization, in order to transform the company in a Learning Organization. The result of this case study was obtained from the attendance of works using the 14 Steps Process, realized by several teams of Marcopolo Company through 2000 and 2002. The main idea used was the David Garvin’s theory (2000) and the Learning Organization Model idealized by Peter Senge (1990) to make analysis and comparisons possible, evaluating the reach of the 14 Steps Process to the promotion of the Organization Learning and identifying practices that bring near and distance the studied organization the by Peter Senge (1990) model. In this research’s conclusions, stages which contribute to the change processes necessary to the learning were identified in the 14 Steps Process. The possibility of promoting a collective, accessible and solid learning was noticed through the application of a Problem-Solving Method. Peculiarities were showed up on learning groups proving that there are different ways to learn, and finally, the proximity between the Marcopolo’s Management Model and the Peter Senge’s Model (1990) was identified, which validates the possibility of the organization becoming a Learning Organization, once it continues the development by its managers. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Mestrado Profissional em Engenharia.
Colecciones
-
Ingeniería (7412)Ingeniería (59)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License