A produção de conhecimento acerca da pessoa surda na educação física
Fecha
2014Autor
Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
Os profissionais de Educação Física, nos dias de hoje, atuam em diversos espaços educacionais além da escola e do clube, atingindo diferentes grupos sociais. No que diz respeito ao aluno surdo, em especial, percebe-se uma grande dificuldade quanto à comunicação, visto que na maioria do tempo não é possível o contato visual entre o aluno e o professor. Além disso, percebe-se que a grande maioria dos professores não é fluente na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). O objetivo da pesquisa é reali ...
Os profissionais de Educação Física, nos dias de hoje, atuam em diversos espaços educacionais além da escola e do clube, atingindo diferentes grupos sociais. No que diz respeito ao aluno surdo, em especial, percebe-se uma grande dificuldade quanto à comunicação, visto que na maioria do tempo não é possível o contato visual entre o aluno e o professor. Além disso, percebe-se que a grande maioria dos professores não é fluente na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). O objetivo da pesquisa é realizar uma revisão bibliográfica sobre a produção do conhecimento acerca da pessoa surda, no campo da Educação Física. Identificou-se que as temáticas recorrentes nas publicações foram atividades rítmicas e comunicação entre o aluno surdo e o professor/colega. Outros assuntos foram contemplados nos trabalhos acadêmicos analisados, contudo evidenciou-se uma carência de publicações, em português, na área da Educação Física sobre o indivíduo surdo. ...
Abstract
Nowadays the Physical Education professionals work in many distinct educational environments besides the school and the club, reaching different social groups. To deaf students, particularly, we find great difficulty when it comes to communication, because most of the time the eye contact between student and teacher is not possible. Moreover, we could notice that the vast majority of teachers isn’t fluent in our national sign language (Língua Brasileira de Sinais, also known as LIBRAS). The obj ...
Nowadays the Physical Education professionals work in many distinct educational environments besides the school and the club, reaching different social groups. To deaf students, particularly, we find great difficulty when it comes to communication, because most of the time the eye contact between student and teacher is not possible. Moreover, we could notice that the vast majority of teachers isn’t fluent in our national sign language (Língua Brasileira de Sinais, also known as LIBRAS). The objective of the research is to review the literature about the production of knowledge around the deaf person, specifically on Physical Education. At the end of the work, we found that the most commom subjects in the academic production were on rhythmic activities and communication between the deaf student and teacher/colleague. Other issues were found among the academic papers analyzed, however the whole research evidenced a lack of publications, in Portuguese, in the Physical Education area about the deaf person. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (36649)Tesinas Educación Física (1194)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License