A didática e a metodologia de ensino na formação de estudantes do curso de bacharelado da ESEF/UFRGS
dc.contributor.advisor | Bossle, Fabiano | pt_BR |
dc.contributor.author | Lima, Lucas Oliveira de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-08-23T02:16:23Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/101751 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem como principal objetivo compreender como os alunos do curso de bacharelado em educação física da ESEF/UFRGS pensam os saberes da didática e da metodologia de ensino e se consideram os mesmos importantes para a sua atuação profissional. De forma secundária, pretende-se compreender o conhecimento desses estudantes sobre didática e metodologia de ensino e descrever o entendimento dos mesmos sobre esses dois componentes do processo ensino-aprendizagem. Para isso foi utilizada uma metodologia de pesquisa de cunho qualitativo, com entrevistas semiestruturadas. Realizou-se um total de dez entrevistas – cinco homens e cinco mulheres. Sendo que todos são acadêmicos do final do curso de bacharelado em educação física da ESEF/UFRGS. As interpretações das informações coletadas revelaram que a maior parte dos estudantes entrevistados pensa a didática e a metodologia de ensino através de um caráter utilitarista, isto é, como um utensílio a serviço da prática profissional e da tarefa de ensinar. Todos os participantes da pesquisa consideraram os saberes didáticos-metodológicos relevantes para sua atuação profissional, contudo, a partir de um viés utilitário. As interpretações mostraram que os entrevistados possuem conhecimentos restritos acerca da didática e metodologia de ensino, bem como descrevem esses componentes com traços técnico-instrumentais e com a noção de transmissão de conhecimentos. Como ponto adicional, os estudantes reivindicam por mais questões de natureza prática na sua formação inicial. | pt_BR |
dc.description.abstract | The aim of this study is understand how the ESEF/UFRGS bachelor in physical education students understands didact and teaching methodology and if they consider important as a professional skills. Secondly, understand the students knowledge about didactic and teaching methodology, describing this own point of views about these two learning components. The methodology used was a qualitative study based in 10 semi-structured interviews between 5 man and 5 woman, all in last year of bachelor degree in physical education at ESEF/UFRGS. The results indicate that the majority of students understands teaching methodology and didactic only in a utilitarian perspective, us a tool for professional use and teach. All interviewed considered important the methodical knowledge and didactic for their professional performance, but by a utilitarian perspective. The study shows a lack of knowledge about didactic and teaching methodology, describes as technical instrument in knowledge transfer and learning process. Additionally, the interviewed students claim for more practical training since the beginning. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Didact | en |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Teaching methodology | en |
dc.subject | Physical education | en |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Initial formation | en |
dc.title | A didática e a metodologia de ensino na formação de estudantes do curso de bacharelado da ESEF/UFRGS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000933023 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License