Ser e fazer docente
Visualizar/abrir
Data
2014Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente estudo tem por objetivo compreender a profissionalidade docente em Educação Física, tendo por base uma escola da rede estadual de ensino do Estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada através da uma entrevista semiestruturada e observações da atuação de uma professora dessa rede de ensino. Considerou-se, a partir do estudo de autores da área, que a profissionalidade é constituída pela profissionalização e pelo profissionalismo, ou seja, pelo processo ...
O presente estudo tem por objetivo compreender a profissionalidade docente em Educação Física, tendo por base uma escola da rede estadual de ensino do Estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada através da uma entrevista semiestruturada e observações da atuação de uma professora dessa rede de ensino. Considerou-se, a partir do estudo de autores da área, que a profissionalidade é constituída pela profissionalização e pelo profissionalismo, ou seja, pelo processo de formação profissional e pela atuação do profissional já formado, sendo construída de forma progressiva e contínua. Foram utilizados quatro atributos que caracterizam a profissionalidade para realizar a análise no que se refere à Educação Física, são eles: a especificidade da função, o saber específico, o poder de decisão e o pertencimento a um corpo coletivo. Essa discussão trouxe à tona elementos que definem o ser e o fazer docente em Educação Física na realidade do ensino público, em específico, na escola analisada. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Educação Física (1231)
Este item está licenciado na Creative Commons License