Diferentes modos de compreender o lúdico e suas apropriações no ensino de matemática no Brasil
dc.contributor.advisor | Dalcin, Andréia | pt_BR |
dc.contributor.author | Brandt, Natali | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-08-19T02:10:49Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/101411 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo apresentar um estudo sobre as concepções de “lúdico” na Educação Matemática ao longo do século XX. Inicialmente analisamos alguns verbetes de diferentes dicionários da língua portuguesa, psicologia, filosofia, pedagogia, latim; com o intuito de compreender o que se entende por “lúdico”. A fim de identificar de que maneira o “lúdico” foi constituindo-se dentro da História da Educação, estudamos algumas obras de teóricos que foram relevantes dentro desta temática, sendo eles: Comênio, Rousseau, Froebel, Montessori, Vygotski e Piaget. Na sequência, analisamos algumas obras de educadores matemáticos que de algum modo trabalharam e trabalham o lúdico no ensino de matemática com o propósito de identificar como tal concepção vai sendo apresentado e compreendido. Estes educadores foram: Júlio César de Mello e Souza Malba Tahan, Esther Pillar Grossi, Ana Cristina Rangel, Katia Stocco Smole e Regina Célia Grando. Com este estudo verificamos que existem diferentes modos de se compreender e pensar a ludicidade na Educação Matemática ao longo do século XX. Além disso, evidenciamos que existe uma tendência por considerar-se o lúdico como um meio para a fixação de conteúdos matemáticos escolares e reprodução de exercícios direcionados pelo professor, nesse sentido, afastamo-nos das ideias originais de lúdico, não permitindo mais a criança brincar, jogar, divertir-se livremente. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.title | Diferentes modos de compreender o lúdico e suas apropriações no ensino de matemática no Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000931451 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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