Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza, Maria Isabel de Azevedopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Débora Moreirapt_BR
dc.date.accessioned2014-08-19T02:10:43Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/101391pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia tem como objetivo analisar a possibilidade de utilização do instituto da arbitragem, comumente utilizado em contratos firmados por empresas privadas, em contratos firmados pela Administração Pública. Primeiramente, analisa-se o conceito de arbitragem e de empresa pública na forma em que se apresentam no ordenamento jurídico brasileiro. Passa-se então à análise dos argumentos favoráveis à utilização da arbitragem pela Administração, para em seguida esquadrinharmos o posicionamento contrário à sua utilização e seus respectivos argumentos. Ao longo do trabalho, são analisadas a legislação e a doutrina brasileiras no tocante ao tema, bem como o posicionamento jurisprudencial do Superior Tribunal de Justiça e do Tribunal de Contas da União. Ao final, conclui-se que, embora o instituto arbitral ofereça inúmeras vantagens e seja de extrema utilidade no contexto econômico atual, ele não pode ser utilizado pela Administração quando não houver autorização legislativa para tanto, sob a pena de incorrer em ofensa aos princípios constitucionais da Administração, em especial ao princípio da legalidade.pt_BR
dc.description.abstractThis paper intends to analyze if it is possible for the Public Administration to use arbitration, which is commonly used by private business, in their contracts. First of all, there is a brief analysis of the concept of arbitration and public company, and the shape that this concepts take in the Brazilian legal system. Then there is an analysis of the favorable arguments to the utilization of the arbitral court by Public Administration, and after that the arguments opposing the use of arbitration are outlined. Throughout the paper, Brazilian legislation and doctrine regarding the subject are examined, as well as the jurisprudential position of the Superior Court of Justice and the Federal Court of Accounts. At the end, it is concluded that, although the arbitration institute offers countless advantages and is extremely useful in the current economic context, it cannot be used by the Public Administration when there is no legislative authorization to do so, otherwise it will incur in a violation of the constitutional principles of the Administration, in particular the principle of legality.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdministrative contractsen
dc.subjectContrato administrativopt_BR
dc.subjectArbitrationen
dc.subjectArbitragempt_BR
dc.subjectEmpresas públicaspt_BR
dc.subjectPublic companiesen
dc.subjectPrincipios constitucionaispt_BR
dc.subjectConstitutional principlesen
dc.subjectLegalidadept_BR
dc.subjectLegalityen
dc.titleA arbitragem nos contratos administrativospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000931249pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Direitopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationCiências Jurídicas e Sociaispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples