ENEM como dispositivo da avaliação : competências e habilidades para poder-saber
View/ Open
Date
2014Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho objetiva mostrar como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), enquanto dispositivo da avaliação contemporânea, operacionaliza relações de poder-saber. Para tanto, faz-se uma análise, inspirada no pensamento de Michel Foucault, do documento elaborado pelo INEP que trata dos eixos teóricos e metodológicos que estruturam o exame. Procura-se, na análise, dar ênfase às competências e habilidades atribuídas à disciplina de matemática, compreendida como parte da área da Matemática e Sua ...
Este trabalho objetiva mostrar como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), enquanto dispositivo da avaliação contemporânea, operacionaliza relações de poder-saber. Para tanto, faz-se uma análise, inspirada no pensamento de Michel Foucault, do documento elaborado pelo INEP que trata dos eixos teóricos e metodológicos que estruturam o exame. Procura-se, na análise, dar ênfase às competências e habilidades atribuídas à disciplina de matemática, compreendida como parte da área da Matemática e Suas Tecnologias. Tomando contornos de conclusão, inspirado no pensamento de Gilles Deleuze, o trabalho apresenta reflexões acerca dos modos de pensar a docência: novos rumos para os caminhos do ensinar e do aprender. ...
Abstract
This work aims to show how ENEM, while a rating “dispositif”, operationalize relations between power-knowledge. It is an analysis inspired by the Michel Foucault philosophy, the document prepared by INEP that deals with theoretical and methodological lines that structure the exam. It searches in this analysis, emphasis on skills and abilities attributed to the discipline of mathematics, understood as part of the area of Mathematics and Technology Center. Like a conclusion, inspired by the Gille ...
This work aims to show how ENEM, while a rating “dispositif”, operationalize relations between power-knowledge. It is an analysis inspired by the Michel Foucault philosophy, the document prepared by INEP that deals with theoretical and methodological lines that structure the exam. It searches in this analysis, emphasis on skills and abilities attributed to the discipline of mathematics, understood as part of the area of Mathematics and Technology Center. Like a conclusion, inspired by the Gilles Deleuze philosophy, the work presents reflections on the ways of thinking about teaching: new directions for the trajectories of teaching and learning. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License