A identificação do consumidor com a empresa : desenvolvimento de uma escala
View/ Open
Date
2007Advisor
Academic level
Master
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
A identificação do consumidor com a empresa é um assunto relativamente novo dentro da academia de Marketing. Preocupados com os relacionamentos de alto nível mantidos entre empresas e clientes e fundamentados na teoria da Identidade Social, Bhattacharya e Sen (2003) estabelecem a identificação consumidor-empresa como o primeiro substrato psicológico que resulta em relações profundas, comprometidas e significativas entre os clientes e as organizações. Aproveitando as sugestões dos autores e proc ...
A identificação do consumidor com a empresa é um assunto relativamente novo dentro da academia de Marketing. Preocupados com os relacionamentos de alto nível mantidos entre empresas e clientes e fundamentados na teoria da Identidade Social, Bhattacharya e Sen (2003) estabelecem a identificação consumidor-empresa como o primeiro substrato psicológico que resulta em relações profundas, comprometidas e significativas entre os clientes e as organizações. Aproveitando as sugestões dos autores e procurando oferecer um instrumento que auxilie a academia a encontrar subsídio empírico que sustente o modelo conceitual sugerido por Bhattacharya e Sen (2003), a presente dissertação teve como objetivo desenvolver uma escala que mensure o componente cognitivo da identificação do consumidor com a empresa. Para tanto, primeiramente foi realizada uma etapa exploratória, que lançou mão de entrevistas em profundidade e de técnicas projetivas para gerar uma amostra de 21 itens. Esta amostra, então, foi submetida a uma purificação por meio da Análise Fatorial Exploratória. A análise, realizada em uma base de dados, obtida por meio de uma survey aplicada a 226 estudantes de graduação, resultou em uma escala final composta por 8 itens, distribuídos em 4 dimensões, que, explicaram 69,43% da variância. As dimensões compreenderam adequadamente os atributos do objeto sendo mensurado e apresentaram significância estatística, embora tenham desempenhado apenas moderadamente quanto à consistência interna. ...
Abstract
The Consumer-Company Identification is a relatively new issue among the marketing academy. Bhattacharya and Sen (2003), dove into the Social Identity theory and observing the relationship-gold struck by some companies, established Consumer- Company Identification as the primary psychological substrate for the kind of deep, committed, and meaningful relationships among the organization and its customers. Exploiting the suggestions of the authors and aiming a contribution to the academy, through ...
The Consumer-Company Identification is a relatively new issue among the marketing academy. Bhattacharya and Sen (2003), dove into the Social Identity theory and observing the relationship-gold struck by some companies, established Consumer- Company Identification as the primary psychological substrate for the kind of deep, committed, and meaningful relationships among the organization and its customers. Exploiting the suggestions of the authors and aiming a contribution to the academy, through an instrument that permits the empirical verification of the conceptual model proposed by Bhattacharya and Sen (2003), this thesis had as goal the development of a scale to measure the cognitive component of the Consumer-Company identification. Therefore, first an exploratory research was developed, stepped on in-depth interviews and projective technique, generating a sample of 21 items. Afterwards, a purification stage was carried on, using the Exploratory Factor Analysis (EFA). The EFA, applied on the data base obtained from a survey with 226 undergraduate students, resulted in a final scale composed by 8 items, distributed in 4 dimensions, which, explained 69,43% of the variance. The dimensions covered satisfactorily the attributes of the object mesured and presented high statistical significance, although they performed only an average internal consistency. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Collections
-
Applied and Social Sciences (6022)Administration (1951)
This item is licensed under a Creative Commons License