Viaje Trifácil : um sistema baseado em software livre para consulta de trajetos de ônibus aplicado a cidade de Porto Alegre.
Fecha
2014Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Otro título
ViajeTriFácil : a free software based system for bus query paths applied to the city of Porto Alegre
Materia
Resumo
A mobilidade urbana é um dos maiores desafios para as grandes cidades de todo o mundo no início deste século. A opção pelo transporte individual, que no século passado parecia ser a resposta mais eficaz para a mobilidade, deixou de ser sinônimo de autonomia, conforto e qualidade de vida, levando as metrópoles à paralisia do trânsito e, consequentemente, causando inúmeros impactos negativos na economia, no ambiente e na sociedade. Ações que melhorem o gerenciamento e promovam o uso eficiente do ...
A mobilidade urbana é um dos maiores desafios para as grandes cidades de todo o mundo no início deste século. A opção pelo transporte individual, que no século passado parecia ser a resposta mais eficaz para a mobilidade, deixou de ser sinônimo de autonomia, conforto e qualidade de vida, levando as metrópoles à paralisia do trânsito e, consequentemente, causando inúmeros impactos negativos na economia, no ambiente e na sociedade. Ações que melhorem o gerenciamento e promovam o uso eficiente do transporte precisam ser realizadas para evitar um colapso completo no trânsito e melhorar a mobilidade urbana em grandes cidades como a cidade de Porto Alegre. Nesse contexto, Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e Sistemas de Transporte Inteligentes (ITS) podem colaborar através da oferta de serviços mais robustos e ágeis que promovam a valorização do transporte coletivo como meio de reduzir o número de veículos nas ruas, incentivando a população a utilizá-lo e deixar o carro em casa. Com o intuito de estimular e proporcionar um uso mais eficiente e racional do transporte público, o presente trabalho consiste no estudo, na implantação e na validação de um sistema web para facilitar o acesso dos usuários a diferentes pontos da cidade de Porto Alegre através do transporte coletivo. O sistema possibilita aos seus usuários consultar trajetos de ônibus entre dois endereços distintos dentro da cidade de Porto Alegre, fornecendo as melhores opções de trajeto de acordo com as configurações de pesquisa definidas pelo usuário. Ao fornecer os pontos de origem e destino, a solução indicará ao usuário quais opções de ônibus ele poderá utilizar; qual será o tempo médio de espera e de duração da viagem; as integrações, caso seja necessário utilizar mais de um ônibus; e a distância, o tempo e o trajeto para os percursos feitos a pé, se necessário, nos pontos de origem, de destino ou nas integrações. O sistema desenvolvido neste trabalho faz uso de diversas ferramentas para alcançar uma solução completa, destacando-se a utilização daquelas construídas sobre licenças abertas como o OSM (OpenStreetMap), projeto de mapeamento colaborativo que permite a criação, edição e distribuição de dados geográficos do mundo inteiro; OTP (OpenTripPlanner), sistema colaborativo que calcula a rota de uma viagem combinando múltiplos meios de transporte; e Bootstrap, framework para o desenvolvimento de sistemas web que se adaptam ao tamanho da tela, permitindo que um mesmo site possa ser visualizado tanto em um desktop quanto em um dispositivo móvel. ...
Abstract
The urban mobility is a biggest challenges to the large cities around the world in the beginning of this century. The option by individual transport, that in the last century seemed to be the most efficient answer to mobility, is no longer synonymous of autonomy, comfort and life quality, leading metropolises to the paralyses of traffic and, consequently, causing many negative impacts on the economy, environment and society. Actions to improve the management and promote the efficient use of tra ...
The urban mobility is a biggest challenges to the large cities around the world in the beginning of this century. The option by individual transport, that in the last century seemed to be the most efficient answer to mobility, is no longer synonymous of autonomy, comfort and life quality, leading metropolises to the paralyses of traffic and, consequently, causing many negative impacts on the economy, environment and society. Actions to improve the management and promote the efficient use of transport need to be realized to avoid a complete traffic collapse and to improve the urban mobility in large cities like the city of Porto Alegre. In this context, Information and Communication Technologies (ICT) and Intelligent Transport Systems (ITS) can collaborate by offering more robust and agile services that promote the transit valorization like a way to reduce the number of vehicles on the streets, encouraging the population to use them and to leave the car at home. Aiming to stimulate and provide a more efficient and rational use of the transit, this work consists in the study, implantation and validation of a web system to facilitate the access of the users to different points of Porto Alegre by transit. The system enable to its users query bus paths between two different addresses in the city, providing the best path options according to the search configurations defined by user. Providing the origin and destination points, the solution will show to user which bus options he can use; what will be the average waiting time and the trip duration; the integrations, if necessary use more than one bus; and the distance, the time and the path for journeys made by feet, if necessary, on origin and destination points or in the integrations. The system developed in this work makes use of many tools to achieve a complete solution, highlighting the use of those built with open licenses like the OSM (OpenStreetMap), a collaborative mapping project that allow the creation, edition and distribution of geographic data of the entire world; OTP (OpenTripPlanner), a collaborative system that calculate the route of one trip combining multiples transportation facilities; and Bootstrap, framework to the development of web systems that adapt itself to the screen size, allowing that a site can be viewed both on a desktop and on mobile device. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Curso de Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bacharelado.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (37618)
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