A importância da ação da coordenadora pedagógica nas escolas de educação infantil : um exercício contínuo de aprendizagem
View/ Open
Date
2006Author
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho faz uma reflexão sobre a importância da ação da coordenadora pedagógica na escola de educação infantil, onde a pedagogo/a necessita estar permanentemente teorizando e se constituindo enquanto um sujeito importante e de referência no processo de transformação da prática educativa. Essa reflexão foi orientada pelas seguintes questões: Qual a importância da coordenadora pedagógica na percepção das educadoras que atuam na educação infantil? Quais atribuições são outorgadas as co ...
O presente trabalho faz uma reflexão sobre a importância da ação da coordenadora pedagógica na escola de educação infantil, onde a pedagogo/a necessita estar permanentemente teorizando e se constituindo enquanto um sujeito importante e de referência no processo de transformação da prática educativa. Essa reflexão foi orientada pelas seguintes questões: Qual a importância da coordenadora pedagógica na percepção das educadoras que atuam na educação infantil? Quais atribuições são outorgadas as coordenadoras pedagógicas? Para o estudo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica junto a bibliotecas de três instituições de ensino superior buscando analisar a produção científica sobre este tema. Ainda foram recolhidos depoimentos de algumas profissionais que atuam em escolas de 0 a 6 anos. Conforme Freitas (2001), Freire (2001), Placco (2005) e Junqueira Filho (2006) a prática da coordenadora pedagógica é de transcender a atividade técnica-burocrática para assumir um papel de mediador das ações pedagógicas. Em síntese, neste estudo foi possível perceber que há um lugar importante a ser ocupado pela pedagoga junto às instituições de educação infantil, exercendo uma ação mediadora entre as intenções e ações. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação Infantil e 1° ano do Ensino Fundamental.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License