Navegação Teses e Dissertações por Autor "Heldt, Elizeth Paz da Silva"
Resultados 1-20 de 21
-
Adaptação transcultural e avaliação psicométrica da Arousal Predisposition Scale para mensurar níveis de resposta a estímulos em crianças e adolescentes
Falchetti, Ana Carolina Brunatto (2013) [Dissertação]A utilização de instrumentos, escalas ou questionários pode ser uma estratégia útil para pesquisadores e profissionais da saúde com vistas a identificar problemas de saúde mental na infância e adolescência. A Arousal ... -
Adaptação transcultural e evidências de validação psicométricas do Inventory of Callous-Unemotional Traits (ICU) para avaliação de traços de insensibilidade e afetividade restrita de adolescentes no Brasil
Rigatti, Roberta (2016) [Dissertação]Traços de insensibilidade (callous) e afetividade restrita (unemotional) estão associados à característica essencial de comportamento antissocial na infância e adolescência. O Inventory of callous-unemotional traits (ICU), ... -
Adolescentes com transtornos de ansiedade : desfechos após dois anos de terapia cognitivo-comportamental em grupo
Davis, Roberta (2013) [Dissertação]Os transtornos de ansiedade (TAs) estão entre os principais problemas que acometem crianças e adolescentes, podendo atingir uma prevalência de até 24,9% ao longo da vida. A eficácia do tratamento de TAs na infância e na ... -
Associação entre comportamentos de oposição em adolescentes e arousal : avaliação por meio de resposta cutânea simpática
Silva, Nanucha Teixeira da (2014) [Dissertação]O comportamento opositor é frequente na infância e está associado a sintomas internalizantes e externalizantes, podendo causar prejuízos na adolescência e na vida adulta. Estudos recentes apontam que o comportamento opositor ... -
Avaliação da resposta ao acréscimo de estratégias de coping e resiliência na terapia cognitivo-comportamental em grupo para paciente com transtorno de pânico
Viana, Ana Cristina Wesner (2018) [Tese]O transtorno de pânico (TP) é uma condição crônica e recorrente, acompanhada por sintomas físicos e cognitivos que causam prejuízos à qualidade de vida e ao funcionamento psicossocial dos pacientes. Apesar do tratamento ... -
Avaliação da sobrecarga e do ambiente familiar de pacientes com transtorno de pânico
Silva, Tatiana Detzel da (2013) [Dissertação]A presença de doença crônica pode ser determinante de sobrecarga familiar e interferir no ambiente. Por outro lado, os aspectos familiares podem contribuir como um fator protetor ou de risco na evolução da doença. Estudos ... -
Avaliação das propriedades psicométricas da escala de acomodação familiar para transtorno obsessivo-compulsivo - versão pontuada pelo entrevistador (FAS-IR) e do impacto da terapia cognitivo-comportamental em grupo na acomodação familiar
Gomes, Juliana Braga (2015) [Tese]O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é uma doença crônica que causa prejuízos para o paciente, bem como para a maioria dos familiares. Frequentemente interfere no funcionamento familiar, pois muitas vezes os membros da ... -
Avaliação de resposta à terapia cognitivo-comportamental em grupo para transtorno de pânico em curto e longo prazo
Heldt, Elizeth Paz da Silva (2002) [Dissertação]Resumo não disponível. -
Avaliação de resultados de intervenção breve antibullying para adolescentes em escolas públicas
Bottan, Gabriela (2018) [Tese]O comportamento agressivo e uma de suas apresentações, o bullying, têm-se mostrado um problema crescente nas escolas brasileiras, com cerca de um terço dos alunos envolvidos como agressor ou como vítima. A violência em ... -
Avaliação dos fatores terapêuticos de grupo e a resposta à terapia cognitivo-comportamental para transtorno de pânico e transtorno obsessivo compulsivo
Behenck, Andressa da Silva (2015) [Dissertação]Estudos evidenciam a eficácia da terapia cognitivo-comportamental em grupo (TCCG) para pacientes com transtorno de pânico (TP) e para pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). O processo das terapias em grupo é ... -
Bullying em adolescentes : validade de constructo do questionário de bullying de olweus e associação com habilidades sociais
Gonçalves, Francine Guimarães (2015) [Dissertação]O bullying é um problema comum entre jovens em idade escolar, nos diferentes países, culturas e níveis socioeconômicos. Trata-se de um comportamento agressivo, ofensivo, repetitivo e frequente, perpetrado por uma pessoa ... -
Bullying na adolescência : associação entre práticas parentais de disciplina e comportamento agressivo na escola
Zottis, Graziela Aline Hartmann (2012) [Dissertação]Bullying é o comportamento agressivo, ofensivo, repetitivo e frequente, perpetrado por uma pessoa ou grupo contra outra ou outros, com a intenção de ferir e humilhar, em uma relação desigual de poder. O bullying está ... -
Determinantes de qualidade de vida de idosos usuários de centro de atenção psicossocial
Bottan, Gabriela (2013) [Dissertação]O envelhecimento populacional é um fato e não é diferente entre os portadores de transtornos mentais. O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) é um dos locais para o tratamento dessa população que necessita de cuidado ... -
Evidências de validação do Questionário de Bullying de Olweus versão vítima e versão agressor para adolescentes brasileiros
Vizini, Simone Thais (2017) [Dissertação]Recentemente, o constructo unidimensional e a confiabilidade do Questionário de Bullying de Olweus (QBO) - versão vítima e versão agressor - foram avaliados com resultados satisfatórios. O objetivo do presente estudo foi ... -
Preditores de adesão ao projeto terapêutico em centro de atenção psicossocial álcool e outras drogas
Marini, Maiko (2011) [Dissertação]Os transtornos relacionados ao uso de substâncias psicoativas (SPAs) são um crescente problema de saúde pública, cujo tratamento tem sido um desafio. A dependência química (DQ) é um transtorno complexo multifacetado que ... -
Preditores de bullying escolar em adolescentes
Rigatti, Roberta (2019) [Tese]O bullying é uma forma de comportamento agressivo, usualmente maldosa, deliberada e persistente. É considerado uma forma de violência e um problema de saúde coletiva. Estudos têm comprovado prejuízos em curto e em longo ... -
Sensibilidade à ansiedade e transtorno de pânico : avaliação do impacto da terapia cognitivo-comportamental em grupo
Behenck, Andressa da Silva (2018) [Tese]O transtorno de pânico (TP) é caracterizado pela presença de ataques súbitos de ansiedade e sensação de medo intenso. Embora haja tratamento efetivo com medicações e terapia cognitivo-comportamental (TCC), muitos pacientes ... -
Terapia cognitivo-comportamental em grupo para pacientes com transtorno de pânico resistentes à medicação : preditores de resposta em até cinco anos de seguimento
Heldt, Elizeth Paz da Silva (2006) [Tese]O transtorno de pânico (TP) é uma doença de curso crônico e caracteriza-se pela presença de ataques súbitos de ansiedade, acompanhados de sintomas físicos e afetivos, do medo de ter um novo ataque e da evitação de locais ... -
Terapia cognitivo-comportamental em grupo para pré-adolescentes com transtornos de ansiedade : desenvolvimento das sessões e avaliação de resposta
Souza, Maria Augusta Mansur de (2011) [Dissertação]Os transtornos de ansiedade estão entre os mais comumente observados, tanto na população em geral, quanto nos serviços de atenção primária à saúde. Acometem entre 5 a 18% de crianças e adolescentes e se associam a altas ... -
Terapia cognitivo-comportamental em grupo para transtorno de pânico : avaliação de efeito do protocolo padrão e do acréscimo de sessões de reforço com técnicas cognitivas nas estratégias de enfretamento (coping)
Viana, Ana Cristina Wesner (2012) [Dissertação]O transtorno de pânico (TP) é uma condição crônica e recorrente que prejudica a qualidade de vida e o funcionamento psicossocial dos pacientes. O tratamento com medicamentos e a terapia cognitivo-comportamental (TCC) tem ...