Navegação Teses e Dissertações por Autor "Axt, Margarete"
Resultados 1-20 de 65
-
Análise da interação das crianças com um agente pedagógico afetivo em um jogo digital : contribuições a partir do dialogismo bakhtiniano
Konzen, Andréa Aparecida (2015) [Tese]Esta tese apresenta uma pesquisa direcionada para a análise das relações dialógicas produzidas em interações de crianças com o agente pedagógico afetivo Maga Vitta no jogo digital Città. A motivação para o desenvolvimento ... -
Análise exploratória sobre a relação das táticas de feedback e auto-eficácia do aprendiz em um ambiente virtual de aprendizagem
Verdin, Regina (2007) [Tese]Apesar da tecnologia poder proporcionar um ensino agilizado e rápido, os aprendizes podem algumas vezes se sentir perdidos em ambientes de aprendizagem via Web. Considerando esse aspecto, propõe-se nesta investigação a ... -
O aprender como acontecimento na EAD : análise de práticas e experiências
Bischoff, Tânia Gomes (2015) [Tese]A tese busca fazer um corte crítico às EADs, massificadas e normalizadas por mecanismos de controle em direção à serialização das subjetividades dos estudantes, problematizando a questão do aprender como acontecimento nos ... -
O aprender como ato : a produção do conhecimento na eventicidade do ser
Oliveira, Aline Santos (2013) [Dissertação]O presente estudo apresenta indícios de um aprender como ato a partir de um trajetar da pesquisadora nos ambientes escolares e, em especial, em turmas do segundo ano do Ensino Fundamental, numa escola municipal localizada ... -
Aprendizagem amorosa na interface escola - projeto de aprendizagem e tecnologia digital
Corte Real, Luciane Magalhães (2007) [Tese]A Tese propõe a idéia da Aprendizagem Amorosa que nasce na confluência do conversar com a Biologia do Conhecer de Humberto Maturana, com a Epistemologia Genética Jean Piaget e com o pensamento de outramento de Michel Serres. ... -
Autoria coletiva em ambiente informatizado na perspectiva da formação de professores em língua inglesa
Costa, Janete Sander (2008) [Tese]Foi estudada interdisciplinarmente a autoria coletiva, em ambiente informatizado na Web, de professores em formação (graduação e extensão) da língua inglesa como língua estrangeira. O estudo foi vinculado às linhas de ... -
Avaliação do impacto da usabilidade técnica e pedagógica no desempenho de aprendizes em e-learning
Reitz, Doris Simone (2009) [Tese]O objetivo principal deste estudo é o de verificar se condições adequadas de usabilidade técnica e pedagógica interferem nos desempenhos das aprendizagens de alunos em e-learning. Para tanto, são propostos comparativos em ... -
Bri(n)coleur : uma experiência de pesquisa e formação em pedagogia hospitalar
Prates, Camila Camargo (2013) [Dissertação]Esta dissertação objetiva investigar alguns percursos de sentido nos processos de aprender, que emergiram no contexto de um espaço lúdico-pedagógico realizado junto ao projeto de pesquisa CIVITAS - Educação e Saúde (LELIC/ ... -
Compreensão, autoria e ética : movimentos e possibilidades em curso de gestão pública a distância
Biancamano, Mary da Rocha (2007) [Tese]Dentro do espaço proporcionado pelo Laboratório de Linguagem de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição, na linha de pesquisa Ambientes Informatizados e Educação a Distância, do Programa de Pós-Graduação em Informática ... -
A comunicação professor-aluno : uma contribuição ao estudo sobre a construção do conhecimento
Sordi, Regina Orgler (1999) [Tese]A pesquisa intitulada “A comunicação Professor-Aluno: Uma Contribuição ao Estudo sobre a Construção do Conhecimento” analisa diálogos entre alunos e professores de seis grupos de primeira série, em duas escolas de primeiro ... -
A constituição da personagem em ambiente virtual : possibilidades da informatica educativa
Machado, Magale de Camargo (2006) [Dissertação]O tema da pesquisa trata-se da construção de uma metodologia de intervenção no ensino fundamental, utilizando ambientes interativos numa perspectiva interdisciplinar, dentro de uma política de inclusão. Seu propósito está ... -
Criando laços via recursos informatizados : intervenção em saúde mental
Francisco, Deise Juliana (2007) [Tese]A presente tese foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, do Grupo de Pesquisa Provia II: Programa Interinstitucional Comunidades de Aprendizagem, Estética do Virtual e Autoria Coletiva, ... -
A cultura dos usos das redes na academia : um olhar de professores universitários, brasileiros e italianos, sobre o uso das mídias sociais na docência
Favero, Rute Vera Maria (2016) [Tese]Este estudo, oriundo do PPGEDU/UFRGS, na Linha de Pesquisa Arte, Linguagem e Currículo, aborda a pesquisa realizada com professores, de áreas distintas, de duas universidades públicas e duas privadas em cada país – Brasil ... -
Da formação docente em serviço aos espaços de criação em sala de aula
Silveira, Paloma Dias (2010) [Dissertação]A presente pesquisa, levada a efeito no PPGEdu/UFRGS, vinculada à linha de pesquisa Educação: Arte, Linguagem, Tecnologia e ao Laboratório de Estudos em Linguagem Interação e Cognição – LELIC, tem como objetivo compreender ... -
Da invenção à criação, uma viagem pela imaginação com passagem pela aprendizagem
Lunkes, Luciana (2010) [Dissertação]Esta dissertação apresenta uma discussão no campo educacional, que pretende contribuir para pensar novas possibilidades a favor da educação. Assim sendo, o objetivo dessa pesquisa é analisar as relações professor↔alunos↔alunos ... -
Desnaturar desmundos : a imagem e a tecnologia para além do exílio no humano
Costa, Luis Artur (2012) [Tese]O presente trabalho se debruça sobre a questão de como nossa sociedade ocidental, em suas centenas de anos de arte, filosofia e ciência, findou por construir imensos binarismos que dividiam duas maneiras do mundo operar: ... -
Dilemas éticos no coletivo : vivência de valores e o fundamento a munchu i munchu ka vanhu (uma pessoa é uma pessoa através de outras pessoas)
Timbane, Sansão Albino (2016) [Tese]Esta tese estuda as possibilidades de propor discussões que dêem visibilidade às relações ético-políticas do indivíduo no coletivo assente na atividade da escuta do outro, operacionalizada em estratégias de problematização ... -
Docência no ensino superior e tecnologia na educação: uma construção do conhecimento na perspectiva dialógica
Nhanisse, Cacilda Rafael (2019) [Tese]O presente estudo tem como objetivo compreender como (alguns) professores, atuantes em cursos de graduação da Universidade Pedagógica de Moçambique, se relacionam com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na ... -
Dos trajetos costumeiros e errantes que compõem um exercício docente em sala de recursos : o atendimento pedagógico domiciliar e a tecnologia assistiva
Souza, Magali Dias de (2014) [Tese]A cartografia traçada nesta tese refere-se ao exercício docente em Sala de Integração e Recursos, que se constitui no modo como a Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS oferece Atendimento Educacional Especializado ... -
EccoLogos : editor web para criação coletiva de documentos
Martins, Ademir da Rosa (2005) [Tese]Word processing is one of the commonest tasks when using a computer. The wide use of the Internet and the need to work in groups these days make an appropriate tool necessary to help people produce documents in a ...