Listar Tesis de Doctorado y Maestría por autor "Santos, Simone Valdete dos"
Mostrando ítems 1-17 de 17
-
Ambientalização curricular na formação inicial de professores de ciência da natureza
Waszak, Jaqueline Gomes Nunes (2017) [Tesis de maestría]A temática ambiental constitui um tema de extrema relevância social, o qual envolve não apenas o ensino formal, mas também o ensino em caráter não formal. Suas abordagens em diferentes espaços-tempos, configuram-se como ... -
Certificação profissional de trabalhadores e trabalhadoras de materiais recicláveis : reflexões para a construção de uma política pública
Silva, Janaina Marques (2013) [Tesis de maestría]Esta investigação tem o foco no processo de elaboração dos perfis profissionais dos trabalhadores de materiais recicláveis. Seu contexto de trabalho foi o Programa de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada ... -
Currículo integrado para o PROEJA
Sydow, Bernhard (2012) [Tesis de maestría]Escrevi esta dissertação com o objetivo de relatar os resultados da pesquisa sobre as histórias, as teorias e as práticas do currículo nos cursos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação ... -
Educação ambiental e profissionalização dos catadores na política nacional de resíduos sólidos : uma sociologia das ausências?
Vicente, Bianka Biazuz (2015) [Tesis de maestría]Este trabalho é resultado da pesquisa desenvolvida para o mestrado acadêmico em Educação, na linha pesquisa de Políticas e Gestão de Processos Educacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O objetivo principal ... -
Educação profissional com indígenas : possibilidades de corazonar e melhor viver
Mülling, Juliana da Cruz (2018) [Tesis de maestría]A partir da Constituição Federal de 1988, as lutas indígenas por direitos possibilitam a construção de uma série de avanços nas políticas públicas relacionadas à educação. As pesquisas acadêmicas demonstram os esforços ... -
A escolarização das pessoas com deficiência visual : contribuições e limites das atividades pedagógicas mediadas na sala de integração e recursos visual
Fróes, Marco Antonio de Melo (2015) [Tesis de maestría]A presente pesquisa teve por objetivo compreender de que forma o Atendimento Educacional Especializado/Sala de Integração e Recursos Visual colabora no processo de escolarização das pessoas com deficiência visual. A análise ... -
Gestão de processos pedagógicos no PROEJA : razão de acesso e permanência
Noro, Margarete Maria Chiapinotto (2011) [Tesis de maestría]A presente investigação se situa na confluência dos campos da Educação de Jovens e Adultos, da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e da Sociologia da Educação, tendo por objetivo problematizar a gestão pedagógica ... -
Licenciaturas nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia : implantação e desafios
Assis, Maria Celina de (2013) [Tesis de maestría]Minha reflexão se situa no campo das Licenciaturas, tendo por objetivo problematizar sua presença nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia vinculada a sua implantação, resultados e desafios. Para essa ... -
Os Mbya Guarani professores e a educação diferenciada no território do litoral norte do Rio Grande do Sul : uma narrativa (auto) biográfica
Silva, Josieli e (2019) [Tesis de maestría]O protagonismo dos Mbya Guarani professores na constituição da educação diferenciada é a centralidade da presente dissertação de mestrado. Etnia presente em regiões do território paraguaio, boliviano, argentino e brasileiro. ... -
Memórias do campus Alegrete Instituto Federal Farroupilha RS : da Colônia do Passo Novo às vivências da Ditadura Civil- Militar (1954 – 1965)
Ribeiro, Ana Paula da Silveira (2015) [Tesis de maestría]Inserido no campo da História da Educação e numa perspectiva da História Cultural, esta pesquisa aborda as vivências dos servidores e alunos na Escola Agrotécnica Federal de Alegrete- RS, desde 1954, na sua inauguração, ... -
A parceria público-privada na educação infantil em Porto Alegre : suas implicações para o trabalho docente
Prunier, Simone Souza (2018) [Tesis de maestría]A presente pesquisa aborda a parceria público-privado na Educação Infantil em Porto Alegre, por meio de estudo, que considera Instituições de Educação Infantil sem fins lucrativos. Ela tem como enfoque o trabalho das ... -
Políticas educacionais de alfabetização de jovens e adultos na Guiné-Bissau : a presença do método Alpha TV
Gomes, Arrais Fidelis da Silva (2018) [Tesis de maestría]O estudo chama a atenção para o fenômeno do analfabetismo na população jovem e adulta da Guiné-Bissau, buscando compreender por que a alfabetização de jovens e adultos ainda não figura entre as prioridades da política ... -
Políticas públicas educacionais na rede municipal de Porto Alegre: cumprimento da meta nove do plano municipal de educação
Bandeira, Carla dos Santos (2020) [Tesis de maestría]A dissertação de mestrado apresenta uma análise da política de educação da Rede Municipal de Porto Alegre, considerando o cumprimento da meta nove do Plano Municipal de Educação, que visa universalizar a alfabetização da ... -
A presença da pedagogia e do pedagogo na empresa
Puchale, Sibele Mocellin (2016) [Tesis de maestría]A presente dissertação promove uma reflexão acerca das possibilidades que o profissional da Pedagogia tem de reproduzir o discurso do capital e da exploração do trabalho ou de ir além, na busca pela humanização dos processos ... -
O ser e o estar de luto na luta : educação profissional em tempos de desordem : ações e resultados das políticas públicas do PLANFOR / Qualificar na cidade de Pelotas/RS : 2000-2002
Santos, Simone Valdete dos (2003) [Tesis]O objeto deste estudo é analisar os resultados do Plano Nacional de Formação Profissional (PLANFOR), com sua forma no Rio Grande do Sul – o “Qualificar” no período de 2000 a 2002, envolvendo os gestores das políticas e os ... -
Traços disposicionais da desigualdade : uma análise sobre os estudantes do Ensino Médio Integrado e PROEJA do IFRS
Machado, Olga dos Santos (2022) [Tesis de maestría]A presente pesquisa foi construída a partir de uma escrita sobre si, que surgiu das experiências da autora enquanto estudante e docente da educação profissional. Tal trajetória compôs as motivações da investigação a respeito ... -
Trânsito e educação : reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem na formação de condutores
Santos, Greice Silveira dos (2020) [Tesis de maestría]A pesquisa contempla um estudo sobre os processos educativos de ensino-aprendizagem na formação de condutores de trânsito do Estado do Rio Grande do Sul, a partir da prática didático-pedagógica dos Diretores de Ensino e ...