Listar Tesis de Doctorado y Maestría por autor "Ostermann, Fernanda"
Mostrando ítems 1-20 de 37
-
O acesso ao ensino superior público brasileiro : um estudo quantitativo a partir dos microdados do Exame Nacional do Ensino Médio
Nascimento, Matheus Monteiro (2019) [Tesis]Uma das maiores exigências da sociedade neoliberal é uma elevada qualificação educacional para a entrada, ou permanência, no mercado de trabalho. Hoje, um título do ensino superior é critério seletivo para a maioria dos ... -
Análise bakhtiniana articulada a redes textuais de documentos oficiais, planos de ensino e ementas na formação de professores de Física/Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental II
Antunes Júnior, Estevão Luciano Quevedo (2022) [Tesis]O objeto de pesquisa da nossa tese é o Ensino de Física no contexto dos anos finais do Ensino Fundamental, tendo como objetivos analisar os desafios que emergem a partir da Base Nacional Comum Curricular para o professor ... -
Análise de produtos educacionais desenvolvidos no âmbito de um mestrado profissional em ensino de física
Nascimento, Matheus Monteiro (2016) [Tesis de maestría]Nesta dissertação de mestrado investigamos a influência do contexto de formação do Mestrado Profissional em Ensino de Física (MPEF) da UFRGS no desenvolvimento dos produtos educacionais. A pesquisa consiste de duas etapas ... -
Uma análise de produtos educacionais para o ensino de física quântica desenvolvidos no âmbito de um Mestrado profissional em ensino de física
Diestel, André Luiz Cosenza (2017) [Tesis de maestría]Observa-se uma expressiva expansão de mestrados profissionais (MP) na área de Ensino desde a homologação pela Capes, em 2001. Esta dissertação de mestrado analisa trabalhos e produtos educacionais criados no âmbito dos ... -
Apropriação discursiva de modelos de formação docente em trabalhos de conclusão de um mestrado profissional em ensino de física
Souza, Josiane de (2015) [Tesis de maestría]Tem-se percebido uma expressiva expansão de mestrados profissionais (MP) na área de Ensino desde a homologação pela Capes, em 2001, de um documento que afirma a necessidade de desenvolvimento da pós-graduação profissional ... -
Complementaridade onda-partícula e emaranhamento quântico na formação de professores de física segundo a perspectiva sociocultural
Netto, Jader da Silva (2015) [Tesis]Esta pesquisa foi realizada em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e dedicou-se ao estudo de alguns conceitos de Física Quântica na formação de professores de Física, sob a perspectiva do referencial ... -
Conhecimento específico e pedagógico : uma integração possível na disciplina de metodologia de ensino de física
Berlitz, Angela Maria Jacobus (2009) [Tesis de maestría]Este trabalho teve como foco melhorar a formação do professor de Física, a partir da integração entre conhecimento específico e pedagógico. Tomou-se, como fundamento, além das idéias de Vygotsky, através da interação entre ... -
A constituição performativa de identidades na pesquisa em ensino de física : uma perspectiva pós-estruturalista a partir da filosofia política feminista de Judith Butler
Vidor, Carolina de Barros (2021) [Tesis]O combate às desigualdades de gênero nas áreas científicas e tecnológicas (C&T) têm recebido atenção crescente no contexto brasileiro, resultando não apenas em um aumento expressivo do número de publicações sobre o tema ... -
Desenvolvimento e implementação de unidades didáticas na formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental
Machado, Marcelo Araújo (2005) [Tesis de maestría]Este trabalho apresenta o relato de um projeto desenvolvido junto a uma turma do segundo ano de um curso da modalidade Normal (antigo magistério), durante todo o ano letivo de 2004, no colégio Santa Catarina, situado em ... -
Diálogos entre o Exame Nacional do Ensino Médio, a base nacional Cumum curricular e a produção científica sobre história, filosofia E sociologia da ciência
Kessler, Gustavo Cortazzi Garcia (2022) [Tesis de maestría]Investigadores da linha temática História, Filosofia e Sociologia da Ciência (HFSC) têm defendido há décadas que, sem uma discussão sobre temas relativos à natureza da ciência, o processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas ... -
Diferenças e semelhanças entre graduandos em física com respeito ao gênero : uma análise das interações discursivas sob a perspectiva sociocultural
Lima Júnior, Paulo (2009) [Tesis de maestría]Na pesquisa brasileira em educação científica, há uma lacuna no que diz respeito ao interesse e à participação das mulheres na ciência. Recentemente, a pesquisa internacional tem apontado que diferenças no processo de ... -
Distribuição conceitual no ensino de física quântica : uma aproximação sociocultural às teorias de mudança conceitual
Pereira, Alexsandro Pereira de (2012) [Tesis]O presente trabalho apresenta um modelo alternativo para analisar a dinâmica das concepções no ensino de ciências, baseado na noção de “distribuição conceitual”. O objetivo central desse estudo é reconsiderar o problema ... -
Educação ambiental crítica na formação de professores de Física
Corrêa, Desirée Dornelles (2023) [Tesis de maestría]O presente trabalho está fundamentado na Educação Ambiental numa perspectiva crítica que assume a abordagem da ecologia marxista (BOMFIM, 2011), integrando um quadro de referenciais teóricos da área ambiental, da educação, ... -
Educação de qualidade na perspectiva de professores de física da educação básica : um estudo das interações discursivas em grupos focais, baseado na sociologia da educação de Pierre Bourdieu
Pinheiro, Nathan Carvalho (2011) [Tesis de maestría]O conceito de qualidade da educação ainda não recebeu a devida atenção nos periódicos de ensino de ciências, embora tenha grande repercussão nos periódicos de educação. O presente trabalho visa contribuir para o preenchimento ... -
Educação em ciências e suas relações com a democracia
Martell, Gabriel Wolter (2020) [Tesis de maestría]Esta dissertação propõe-se a questionar o caráter democrático das ciências e da educação em ciências. Procura responder a questões como “são as ciências e a educação em ciências democráticas?” e “são as instituições ... -
Estudo de caso etnográfico sobre a contribuição de diferentes visões epistemológicas contemporâneas na formação de professores de física
Massoni, Neusa Teresinha (2005) [Tesis de maestría]O objetivo desta pesquisa foi investigar as concepções dos futuros professores de Física sobre a natureza da ciência e sua evolução através de uma disciplina de História e Epistemologia da Física. A disciplina apresentou ... -
Evasão do ensino superior de Física segundo a tradição disposicionalista em sociologia da educação
Lima Júnior, Paulo (2013) [Tesis]Nesta tese de doutorado, dedicamo-nos a identificar as razões da evasão em cursos de graduação em Física a partir de um caso particular: o Instituto de Física da UFRGS. A pesquisa consiste de três níveis de análise ... -
Física moderna e contemporânea no ensino médio : uma experiência didática com a teoria da relatividade restrita
Borges, Mauro Duro (2005) [Tesis de maestría]Este trabalho tem o objetivo de contribuir para a atualização curricular da disciplina de Física no ensino médio, a partir da inserção da Relatividade Restrita, como tema foco da Física Moderna e Contemporânea. Esta pesquisa ... -
A física moderna no processo de formação de técnicos na área de radiologia médica
Netto, Jader da Silva (2008) [Tesis de maestría]Nesta dissertação apresentamos o relato de uma proposta de inovação na abordagem da Física para o Curso Técnico em Radiologia Médica – Radiodiagnóstico, do Colégio Cenecista São Roque, localizado em Bento Gonçalves/RS. ... -
Física na formação de professores para as séries iniciais: um estudo de caso
Ostermann, Fernanda (1991) [Tesis de maestría]Descreve-se um estudo feito, durante um ano e meio, no Instituto de Educação General Flores da Cunha - Escola Estadual de 12. e 22. graus (e formadora de professores para as séries iniciais) -de Porto Alegre, com o objetivo ...