Navegação por Assunto "Tráfego urbano"
Resultados 1-15 de 15
-
Análise de tratamentos adotados em travessias urbanas : rodovias arteriais que atravessam pequenas e médias cidades no RS
(2003) [Dissertação]Resumo não disponível. -
Análise do padrão de comportamento de pedestres em travessias semaforizadas
(2006) [Dissertação]Esta dissertação apresenta um modelo conceitual do padrão de comportamento de pedestres em travessias semaforizadas. O modelo propõe uma estrutura de classificação dos pedestres de acordo com suas atitudes ao atravessar ... -
Avaliando o impacto atual e futuro de um pólo gerador de tráfego na dimensão de uma rede viária abrangente
(1999) [Artigo de periódico]Tradicionalmente, os estudos de impactos de pólos comerciais geradores de tráfego tendem a se limitar a trechos viários no entorno dos empreendimentos. Esse artigo desenvolve uma metodologia para avaliar o impacto de um ... -
Comparação das simulações de tráfego dos modelos saturn e dracula
(2003) [Dissertação]Os modelos computacionais SATURN e DRACULA avaliam o tráfego através de diferentes fundamentações teóricas. O SATURN é um modelo macroscópico de alocação de tráfego que incorpora uma estrutura mesoscópica de simulação de ... -
Contribuição ao mapeamento do ruído urbano na cidade de Porto Alegre - RS
(2003) [Dissertação]o presente trabalho apresenta dados referentes a um levantamento dos níveis de pressão sonora equivalente (Leq),para as 24 horas de um dia típico de semana, em diversos pontos da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do ... -
Desenvolvimento de metodologia para implantação de estacionamento dissuasório
(2001) [Resumo publicado em evento] -
Desenvolvimento de um simulador de pedestres considerando a interação entre pedestres e veículos
(2011) [Tese]O modelo apresentado neste trabalho, denominado SimPed, foi concebido para fornecer uma boa representação da interação entre pedestres e uma abordagem realista para a interação entre pedestres e veículos em ambiente urbano. ... -
Estacionamento rotativo pago em via pública : racionalização do uso da via x disposição do usuário em pagar pelo serviço
(2001) [Dissertação]o trabalho tem por objetivos identificar os tempos de ocupação e a disponibilidade de vagas para estacionamento no interior do "anel viário central" da cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Busca, também, avaliar a ... -
Método de calibração de um modelo veículo seguidor para BRT e ônibus em corredor segregado
(2013) [Dissertação]O modelo veículo seguidor – ou car-following – é o coração dos softwares de simulação microscópica de tráfego. Quando bem calibrados, esses softwares são capazes de replicar a realidade em ambiente controlado. Ainda hoje ... -
Método para aprimorar a estimativa de emissões veiculares em áreas urbanas através de modelagem híbrida em redes
(2010) [Tese]Este estudo tem por objetivo propor um método para aprimorar a estimativa de emissões veiculares em áreas urbanas através da utilização de modelagem híbrida de tráfego associada a modelos de previsão de emissões. A modelagem ... -
Método para avaliar o risco potencial de atropelamentos em travessias urbanas em meio de quadra
(2008) [Tese]A alta ocorrência de atropelamentos nas áreas urbanas acarreta altos custos econômicos e sociais. Por isso, é importante a adoção de medidas de segurança viária que visem previnir e mitigar os riscos de acidentes envolvendo ... -
Microssimulação da travessia de pedestres
(2011) [Dissertação]Esta dissertação apresenta uma análise sobre a modelagem de travessias de pedestres. Os simuladores de tráfego recentemente incorporaram modelos de pedestres, porém, as habilidades e limitações para a representação dos ... -
Modelagem de pedestres : comportamento em travessia e escolha de rota
(2013) [Dissertação]Esta dissertação busca identificar aspectos carentes de melhorias na modelagem de pedestres. A modelagem do comportamento de pedestres se inicia pelo entendimento de seu processo decisório, entendendo como ele se desloca, ... -
Proposição de um método para avaliação do adicional de emissões veiculares em partida a frio
(2008) [Dissertação]As emissões de poluentes atmosféricos decorrentes de veículos automotores representam um grave problema ambiental. O modo de operação do veículo influencia diretamente a quantidade de poluentes emitidos. Quando um veículo ... -
Realidade da motocicleta no ambiente urbano com foco no Brasil
(2014) [Tese]A tese apresenta um panorama global e atual da inserção da motocicleta em países representativos dos sete continentes, com ênfase no Brasil. Para isso, foram feitas análises sobre quatro elementos da realidade da motocicleta ...