Navegação por Assunto "Pronúncia"
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An investigation on teaching pronunciation to elderly learners
(2011) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente estudo investiga como tem sido desenvolvido o ensino de pronúncia da língua inglesa para aprendizes maiores de quarenta anos, de modo a investigar se há diferenças no ensino para aprendizes mais ou menos jovens. ... -
A dynamic perspective on L2 pronunciation development : bridging research and communicative teaching practice
(2019) [Artigo de periódico]The main goal of this paper is to raise language teachers’ awareness of the need to incorporate research-based pronunciation teaching into their communicative language classes in an ongoing and integrated manner. To do so, ... -
Efeitos da instrução explícita de pronúncia na inteligibilidade local : um estudo sobre a identificação, por ouvintes brasileiros, de vogais médias anteriores produzidas por um aprendiz argentino de português brasileiro
(2020) [Artigo de periódico]Partindo-se de uma concepção de ensino de pronúncia com foco na inteligibilidade da fala (LEVIS, 2005, 2018), verificamos os efeitos da instrução explícita na identificação, por ouvintes brasileiros, das vogais médias ... -
Efeitos da instrução explícita na inteligibilidade local das vogais /e/ E /ɛ/ produzidas por um aprendiz argentino de português brasileiro (L3) : uma análise de produto
(2021) [Trabalho de conclusão de graduação]Ancorado em uma visão de língua como um Sistema Dinâmico Complexo (LARSEN FREEMAN; CAMERON, 2008; LARSEN-FREEMAN, 2015, 2017; DE BOT; LOWIE; VERSPOOR, 2007; DE BOT, 2015, 2017; LOWIE, 2017; LOWIE; VERSPOOR, 2019; YU; LOWIE, ... -
Enseñanza y evaluación de la pronunciación en L2 : un estudio interlingüístico entre oyentes brasileños y hablantes argentinos
(2022) [Artigo de periódico]Durante un largo período, la enseñanza de la pronunciación del inglés como lengua extranjera ha estado marginalizada de la agenda de la lingüística aplicada. No obstante, impulsada por los avances de la globalización y los ... -
O ensino comunicativo de pronúncia nas aulas de inglês (L2) para aprendizes brasileiros : análise de um livro didático
(2011) [Artigo de periódico]Este artigo visa a analisar de que maneira um livro voltado ao ensino comunicativo de inglês como LE aborda os aspectos fonético-fonológicos em sala de aula. A partir deste objetivo, analisamos se o ensino de tais aspectos ... -
¿Entrenamiento perceptivo o instrucción explícita? : percepción y producción de los patrones de voice onset time iniciales del inglés (LE) por estudiantes brasileños
(2020) [Artigo de periódico]En inglés, el voice onset time (vot ) desempeña un rol crucial en las distinciones entre oclusivas sordas y sonoras en posición inicial de palabra. La combinación de las prácticas de entrenamiento perceptivo e instrucción ... -
A formação em pronúncia de professores de espanhol como língua adicional : uma proposta didática
(2022) [Artigo de periódico]A partir de uma noção de língua como Sistema Dinâmico Complexo (BECKNER et al., 2009; DE BOT, 2017; LOWIE, 2017; VERSPOOR; VAN DIJK, 2015), consideramos a variabilidade no de-senvolvimento bilíngue, bem como a integração ... -
A interferência fonética durante a formação das habilidades auditiva e de pronúncia no aprendizado de LE
(2008) [Artigo de periódico]The present paper deals with the phonetic interference during the development of the listening and pronunciation skills in the initial stage o f a FI:s (Russian) teaching!learning process. It also presents one of the ... -
Listening to accented speech in Brazilian Portuguese : on the role of fricative voicing and vowel duration in the identification of /s/ – /z/ minimal pairs produced by speakers of L1 Spanish
(2020) [Artigo de periódico]This article reports the results of two experiments investigating the combined role of vowel length and length of fricative voicing in the identification, by Brazilians, of minimal pairs such as casa /z/ – caça /s/ produced ... -
A multi-direcionalidade da transferência da duração vocálica do português como L3 para a L1 (espanhol) e a L2 (inglês) : um estudo longitudinal
(2018) [Artigo de periódico]Este trabalho, à luz da Teoria dos Sistemas Dinâmicos, Adaptativos Complexos (BECKNER et al., 2009; DE BOT et al., 2013; SILVA, 2014), visa a investigar a premissa de que uma mudança em qualquer parte do sistema linguístico ... -
Orquestrando o caos : o ensino de pronúncia de língua estrangeira à luz do paradigma da complexidade
(2017) [Artigo de periódico]No presente trabalho, propomos uma reflexão teórica sobre o ensino de pronúncia de língua estrangeira à luz da Teoria da Complexidade (e.g., BECKNER et al., 2009). Para tanto, analisamos o framework para o ensino comunicativo ... -
Raising awareness of L2 phonology : explicit instruction and the acquisition of aspirated /p/ by Brazilian Portuguese speakers
(2011) [Artigo de periódico]Currently, there has been a large number of studies involving pronunciation and pronunciation teaching. However, the role of explicit instruction has received very little attention in this field. This research study aims ... -
A relação da história da língua inglesa com a ortografia e o aprendizado da pronúncia em aprendizes brasileiros
(2021) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente estudo visa contribuir com o ensino da língua Inglesa para aprendizes brasileiros a partir de uma revisão bibliográfica com um panorama histórico de formação do inglês e de suas mudanças fonológicas. A relação ... -
Resyllabification of laterals in Brazilian portuguese
(2003) [Artigo de periódico]Lateral sounds in Brazilian Portuguese have received some amount of attention, both from quantitative studies and from dialectology. In this paper we will study the variable pronunciation of /l/ as either consonantal or ... -
O rótico retroflexo na Região Metropolitana de Porto Alegre
(2023) [Artigo de periódico]Neste estudo se aborda o uso de róticos em posição de coda na Região Metropolitana de Porto Alegre, particularmente a articulação retroflexa, na perspectiva da Sociolinguística Variacionista (Labov, 1966, 1972). O estudo ... -
Subsídios para o desenho de um dicionário on-line de pronúncia do português brasileiro para falantes do inglês
(2019) [Tese]O objetivo geral deste trabalho é apresentar bases teóricas e metodológicas para o planejamento do desenho de um dicionário on-line de pronúncia do português brasileiro (PB) para falantes do inglês. Primeiramente, se ...