• Uma contextualização e reflexão sobre a cultura de design 

      Horn, Bibiana Silveira; Linden, Júlio Carlos de Souza van der (2018) [Capítulo de livro]
      A Cultura de Design é um tema relativamente recente e complexo. Com o intuito de avançar um pouco na sua compreensão, este capitulo apresenta abordagens teóricas sobre o tema. Este estudo foi realizado com base em pesquisa ...
    • Contribuições do processo de design para o desenvolvimento de modelos de negócios de startups 

      Athaydes, Vinicio Gil de (2019) [Dissertação]
      Ações empreendedoras estimulam o surgimento de negócios, geração de empregos, abertura de novos mercados, incremento de arrecadações tributárias e principalmente a exploração das potencialidades de uma sociedade, o que ...
    • Design sem desenho : a importância relativa do desenho em processos de design 

      Cattani, Airton; Silva, Mariana de Oliveira do Couto e (2020) [Artigo de periódico]
      O desenho é uma ferramenta de representação hegemônica no design, cumprindo um papel fundamental nos processos de projeto, na comunicação e na fabricação de bens de consumo. No entanto, alguns processos de projeto e ...
    • Experiência e parametrização no processo de projeto de aplicações digitais interativas 

      Ellwanger, Cristiane; Souza, Vinícius Nunes Rocha e; Roque, Alexandre dos Santos; Bruscato, Léia Miotto; Silva, Regio Pierre da (2016) [Artigo de periódico]
      Experiências de projetistas se retratam nos protótipos por eles desenvolvidos, os quais são de suma importância para a formação de conceitos, principalmente na fase de projeto e de concepção de sistemas computacionais. ...
    • Front-end em três etapas : proposta de modelo para estruturação do processo de captação de oportunidades no design de novos produtos orientados para a inovação 

      Casenote, Igor Escalante; Linden, Júlio Carlos de Souza van der (2017) [Artigo de periódico]
      O ritmo atual de consumo e produção sofre com uma escalada exponencial que se perpetua desde o período pós-guerras, com consumidores ansiando por novos produtos com a mesma velocidade que os rejeitam. Face a esse contexto, ...
    • A importância da gestão de design para uma agroindústria gaúcha 

      Abicht, Alexandre de Melo; Tolotti, Fabrício Carboni; Linden, Júlio Carlos de Souza van der; Bernardes, Mauricio Moreira e Silva (2017) [Capítulo de livro]
      O presente estudo tem como objetivo investigar as formas que o design pode contribuir na gestão de uma empresa desenvolvedora de produtos, demonstrando a sua importância. No referencial teórico abordou-se o desenvolvimento ...
    • Modelo generativo usando analogia biológica aplicado ao uso e manutenção de similaridade formal estilística 

      Teixeira, Fabio Goncalves; Sulzbacher, Tânia Ines (2019) [Artigo de periódico]
      Em projetos de desenvolvimento de produtos, além do equacionamento de fatores que atendam os requisitos funcionais, eventualmente também se faz necessária a manutenção da similaridade morfológica. Isto se deve à natureza ...
    • Original design in a copying : intensive industry 

      Bernardes, Mauricio Moreira e Silva; Kauling, Graziela Brunhari; Chain, Milena Chang; Löfqvist, Lars (2017) [Artigo de periódico]
      In some industries, copying is common and extensive. Most literature on the topic focuses on legal issues and interprets copying as a problem. To better understand the copying phenomenon, this study investigates the ...
    • A tomada de decisão do designer no processo de design 

      Capra, Andrea; Bernardes, Mauricio Moreira e Silva; Linden, Júlio Carlos de Souza van der; Wolff, Fabiane (2021) [Capítulo de livro]
      Este capítulo apresenta um estudo exploratório desenvolvido com designers desenvolvedores de produto com o objetivo de identificar pontos de tomada de decisão e fatores influenciadores. Além das entrevistas com os designers, ...
    • Toolkits orientados ao design social 

      Couto, Elisa Bonotto do; Linden, Júlio Carlos de Souza van der (2017) [Capítulo de livro]
      A literatura de design discorre sobre a responsabilidade social do designer desde a década de 1960, quando autores como Victor Papanek e Fritz Schumacher lançaram ao mundo este debate, que já permeava alguns grupos e eventos ...